Ranking dos Adoçantes

Bem, a minha abordagem aqui não será sobre as propriedades químicas de cada tipo de adoçante, até pq a postagem do blog do Dr José Carlos Souto sobre adoçantes é completa e recomendo que todo iniciante leia http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/adocantes-e-rotulos.html

Quero falar aqui sobre os adoçantes mais usados na nossa dieta aqui no Brasil.

Pra início de conversa, os adoçantes recomendados na última edição do livro são: sacarina, stevia, xilitol e sucralose. O livro tb cita como limite o uso de até 3 sachês por dia, caso seja adoçante em pó.

Agora vou citar as minhas experiências com adoçantes, mas são minhas, as suas podem ser diferentes.

Ao meu ver o melhor adoçante para receitas em geral é o Doçurinha, embora muita gente tenha pavor dele. Ele leva ciclamato de sódio e sacarina, adoça os alimentos de forma absurda e isso facilita demais nas receitas.  Bastam pitadas dele para vc fazer um bolo extremamente docinho. O inconveniente dele é que, por adoçar demais, fica fácil errar a mão. Não é raro ver alguém reclamando que estragou uma receita inteira pq usou um pouco mais. Outra coisa que amo no Doçurinha é possibilidade de fazer uma receita sem precisar contar os carbos do adoçante. Alguns adoçantes do mercado como o Tal e Qual, tem tantos carbos que se faz necessária a contagem deles na sua receita, não adoça quase nada e ainda possui maltodextrina, o que não é bom para nossa dieta.
Esse é o meu menino!!!!
Eu acho que a única desvantagem do Doçurinha é para adoçar líquidos como café e chá. O risco de vc adoçar demais é muito grande, então prefiro usar a sucralose ou sorbitol p isso. 
A  sucralose tem um gosto que lembra muito o açúcar. Na minha opinião não deixa gosto residual como a sacarina e stevia deixam. 
Até pessoas mais resistentes ao uso de adoçantes poderão gostar da sucralose com facilidade. Esse da marca Línea é muito bom, tem praticamente zero carbo e nenhum proibido na composição. Recomendo!

Eu sempre usei o adoçante Zero Cal sem grandes problemas.  Uso apenas para bebidas pois fica muito mais fácil de adoçar do que com o Doçurinha. Algumas pessoas mais antigas em Atkins condenam o uso do sorbitol na dieta. Mas segundo informações colhidas no blog do Dr Souto, o Sorbitol é muito pouco absorvido, têm mínimo impacto na glicemia e então usar o Zero Cal não seria uma escolha ruim.
*** Seja muito cauteloso ao usar adoçantes em sachês ou em pó pois eles geralmente vêm diluídos em um pó que contém lactose ou outros tipos de proibidos, e isso certamente vai te prejudicar se consumido em maior quantidade (Não é o caso do Doçurinha!!). Leia sempre todos os ingredientes, caso não entenda, pergunte!!
Eu confesso para vcs que nunca experimentei stevia, apesar de  ser aceitável. Sempre ouvi falar que o gosto era insuportável, então nunca me atrevi a usar. O xilitol, que é outro adoçante que o livro recomenda, nunca consegui encontrar por aqui. 
Meu sonho de consumo é o eritritol, mas ainda não chegou ao Brasil, sendo necessária a importação, não valendo a pena $$.
Share on Google Plus

Sobre Nadja Soresine

Médica, 36 anos, carioca da gema, praticante da dieta Atkins, desejo ajudar o iniciante e desvendar os "mistérios" da dieta.
    DEIXE SEU COMENTÁRIO

3 comentários:

  1. Gosto do Erythritol, mas mesmo aqui na Europa não acho tão fácil. Tem um, o Truvia, que é um pouco aceitável, mas complicado pra receitas, pois não dá o ponto certo. Nas receitas, o melhor, pra mim é sucralose. Uso Splenda ou o "importado" Línea. Aqui na Inglaterra, inexplicavelmente, não se usa adoçante líquido, ou seja, todos possuem maltodextrina. Vai entender?

    ResponderExcluir
  2. Nossa, muito boa sua informação Ro!!! Aqui no Brasil os vilões costumam ser os adoçantes em pó. Outro dia caí na bobeira de comprar o Doce Menor em sachê. Ele tá o ponto exato para fazer caldas de pudins low carb. Daí percebi que vai lactose na composição, pensei que tivesse descoberto a pólvora mas me ferrrei, continuo à caça de um adoçante ideal para caldas hahahhahahahha

    ResponderExcluir
  3. Curioso que moro nos Estados Unidos e aqui tbm não acho adoçante liquido com facilidade. Todos são em pó! Ja testei o splenda granulado e o de pacote, o truvia, o stevia in the raw, e eu nao me adaptei bem com nenhum. Encontrei o zero cal liquido em uma loja brasileira e bingo!!! Perfeito no cafezinho. Mas nunca testei nas receitas e queria saber se ele funciona bem tbm. Obrigada

    ResponderExcluir