Monolaurina: antiviral, antibiótico, antifúngico: natural, contra infecções

Você sabe o que é monolaurina? Também chamado de glicerol monolaurato, gliceril laurato, ou lauroil-glicerol é um monoglicerídio que pode ser formado no nosso corpo a partir do metabolismo de lipídios (gorduras) contendo o ácido láurico. As fontes mais conhecidas na natureza de gorduras contendo esse ácido graxo são o leite materno (que é considerado o melhor alimento existente) e o óleo de coco, onde se encontra também uma alta concentração.

A monolaurina é um agente antimicrobiano fisiológico e protege o sistema imune de alguns agentes infecciosos. Os estudos relacionam a possibilidade de combate a vírus, fungos, bactérias, entre outros.

O recém nascido depende totalmente de fatores contidos no alimento para nutrição e proteção imunológica. Foi analisando o leite materno que os pesquisadores descobriram uma grande quantidade de monoglicerídios contendo ácido láurico, o que os fez questionar e a estudar a possibilidade dele ser um agente antiviral.

Os estudos com a monolaurina isolada, no óleo de coco ou no leite materno procuram saber a ação da substância diretamente nos agentes infecciosos IN VITRO, outros estudos em humanos buscam averiguar a segurança e a presença dela nos alimentos. 
Buscas no pubmed ou medline mostram publicações em várias revistas de cunho científico, como Antimicrobial Agents Chemistry, Science, Nutrition Reviews, J. Food Safety, and Archives of Virology.

É preciso citar também que, como outros ácidos graxos de cadeia média, o ácido láurico é metabolizado mais facilmente como energia, não necessita de carnitina para ser oxidado (queimado) e não é depositado como gordura no nosso tecido adiposo. Além de não sofrer processo de hidrogenação, não se transforma em gordura trans (mesmo quando aquecido, o que faz do óleo de coco um excelente óleo para uso culinário). E também ter outros usos, como em cosméticos.

Pode ser usado como suplemento, mas deve ser avaliado por um profissional capacitado, ou ingerido naturalmente nos alimentos ricos como o coco, óleo de coco, leite materno (caso de recém nascidos).

Mais informações sobre exercício, saúde e qualidade de vida baseados em ciência de qualidade, fiquem ligados aqui no Blog e também acessem e curtam a minha fanpage no facebook: https://www.facebook.com/wlyssespersonaltrainer

Share on Google Plus

Sobre Wlysses Vieira Fazolo

Médica, 36 anos, carioca da gema, praticante da dieta Atkins, desejo ajudar o iniciante e desvendar os "mistérios" da dieta.
    DEIXE SEU COMENTÁRIO

6 comentários:

  1. Por isso é excelente no bulletproof coffee, ou fat bomb...

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu artigo Wlysses!! Vc é fera!

    ResponderExcluir
  3. Muito informativo!
    👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  4. Sim é uma delícia ,eu misturo com farinha mandioca crua ou torrada.

    É dos Deuses....

    ResponderExcluir