Álcool x Atkins: Dá para conciliar?

Se você chegou agora já deve estar curioso para saber mais sobre o tema. Será que é possivel beber e emagrecer?
Na minha opinião quem não tem atração por bebida alcoolica já tem uma vantagem enorme sobre quem bebe. Se você é uma destas pessoas qualquer dieta será mais fácil para você.
Agora, se você não consegue largar sua bebidinha de fim de semana, o caminho para você vai ser mais difícil. Mas será que daria para conciliar a perda de peso com o álcool?
Em primeiro lugar quem está fazendo indução esqueça por hora este tema! Indução e álcool são coisas impossíveis de conciliar.O motivo é porque o álcool será metabolizado primeiro, antes da gordura. E se você está fazendo indução (digo isso  porque você poderia iniciar por qualquer uma das fases) é porque precisa perder muito peso ou tem mais pressa para perder o que te resta. E logicamente isso vai te dar uma atrasada na perda. 
Leia este trecho do livro, falando sobre este assunto: ."Embora a maioria dos destilados não contenham carbos, seu corpo vai metabolizar o álcool antes da gordura (a este respeito, o álcool é um macronutriente); beber diminui a queima de gordura e pode reduzir sua perda de peso. E, é claro, não se esqueça de contar os carbos." / Uma Nova Atkins Para Uma Nova Você, 2010.
O àlcool só começa a ser "tolerado" pelo livro à partir da PPC. E mesmo assim não são todos os tipos de bebidas, as com açúcar nem pensar. O livro cita como preferenciais, os destilados puros sem açúcar. Bebidas a base de frutas, mesmo sem açúcar, costumam ter bastante carboidratos, então não poderá ser a sua primeira opção. Em relação a cerveja, ele indica a cerveja low carb. Eu procurei muito aqui pelo Brasil e nunca achei. A cerveja normal tem bastante carboidratos, é "bola fora" na PPC. Talvez na manutenção, mas na PPC não dá! 
Vejam as tabelas de bebidas "aceitáveis" na PPC, retiradas do livro. Não podemos nos esquecer da quantidade de carbos de cada dose, olhe a listagem com atenção e vai notar que não é pouca coisa.
A mensagem que considero mais importante em relação a este tema é a de que o álcool, além de atrasar a perda de peso (pois é usado em prioridade pelo corpo) pode também tornar você mais sensível e mais permissivo, fazendo com que você coma coisas não permitidas. Quantos de nós mais antigos na dieta, já não quebramos a dieta depois de algumas doses? Quando ainda sóbrios, batíamos o pé dizendo: "Não vou quebrar! Estou me sentindo muito bem com esta dieta!". Depois alguns goles, esquecemos todas as promessas! Isso já aconteceu com você? Comigo já!
Então se você puder não beber até a manutenção será muito mais vantajoso para você! Beijocas a todos!
Share on Google Plus

Sobre Nadja Soresine

Médica, 36 anos, carioca da gema, praticante da dieta Atkins, desejo ajudar o iniciante e desvendar os "mistérios" da dieta.
    DEIXE SEU COMENTÁRIO

7 comentários:

  1. amei a postagem. mas... kd a tekila???? rs... bjokas e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Carlinha, ela não entrou na listagem! Acredito que seja por questões regionais. Estava tentando buscar a composição da tequila p tentar achar algum proibido, mas não vi proibidos na Jose Cuervo por exemplo não.

      Excluir
  2. Que legal, até me medo de perguntar... kkk Mas sabe me dizer sobre o Saquê?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenha medo de perguntar não minha flor! Eu vou te ser sincera, nunca tomei saquê! Vou perguntar a Thalita Lana, uma pessoa veterana na dieta Atkins e que costuma consumir alimentos orientais ok? Peço ela para responder aqui p vc!

      Excluir
  3. Oi jéssica... então, o saquê, apesar de estar na categoria de vinho (de arroz) é mais parecido com a vodka, né, a gente toma em dose e via de regra misturado com algo mais. Ele tem uns 5gr de carbo por 100ml, o que não é muito, SE vc considerar apenas uma dose. O problema é que o teor alcoólico dele é muito menor do que o da vodka ou da cachaça, por exemplo, o que acaba fazendo vc tomar mais dele. Se tiver como optar, opte pela vodka, que o teor de carbos é proxíssimo de 0.
    Se não, tome duas doses no máximo (cada dose de bebida equivale a 50 ml em drinks)... Mas lembrando que isso é pra de vez em qdo, viu? Bjins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada meninas, não pretendo beber tão já, mas essas informações são valiosas, é sempre bom ficar por dentro de tudooo!
      Para "pecar" com consciência kkkk
      Se bem que bebida não me faz falta não...
      Beijossss

      Excluir
  4. Eu gosto de tomar vodka pura e whisky puro somente com gelo eu sei que vai deixar mais lento meu emagrecimento mas não vai me engordar não é?

    ResponderExcluir