Como retornar após deslizes

                                                      Créditos ao site R7, responsável pela imagem 

Você passou um longo tempo ou até alguns dias fora da Atkins e não consegue mais retornar. E quando retorna, não consegue passar mais do que alguns dias na dieta, logo volta para os carbos lixo. Você se questiona: "O que está acontecendo comigo?", "Será que um dia ainda consigo firmar novamente?"
Veja este trecho do livro A Nova Dieta Revolucionária do Dr. Atkins:


Neste trecho ele fala sobre a dieta inversa, que simplificando, seria passar alguns dias fazendo uma alimentação bem diferente da dieta que praticamos normalmente. Ou seja, uma alimentação rica em carbos, pobre em gorduras. Seria mais uma arma para destravar a perda de peso após algum tempo de indução corretíssima, mas isso renderia outro post, não vou entrar em detalhes agora.
Ou seja, há um risco previsto de que a pessoa caia nos "braços" dos carbos lixo novamente e tenha sérias dificuldades para voltar após a prática da dieta inversa. Estou falando de um contexto em que a pessoa estava levando a indução corretíssima e, por ter reduzido muito a perda de peso, ela resolva fazer a dieta inversa por poucos dias, somente para destravar.
Agora você imagina uma pessoa que simplesmente abandonou a dieta, se afundou nos carbos lixo novamente. Você ainda acha que esta pessoa não terá sérias dificuldades para se firmar na Atkins?
Não vai ser difícil não! Vai ser terrível! Mas existem algumas formas de amenizar este "sofrimento" e recolocar você novamente nos trilhos. É bem provável que sua dieta comece meio "capenga", não será aquela "clássica" indução. Mas já está ótimo! Só de você ter voltado, ter caído na real de que os carbos lixo vão te engordar cada vez mais, já é um grande início.
Existem algumas coisas muito importantes para te prender na dieta, mas a que acho mais importante é o reconhecimento da sua condição. Enquanto nos escondemos a balança, não tentamos vestir as roupas que já perdemos, não encaramos o espelho, não vemos nada (ou fingimos que não vemos né!).  Logo, não estamos obesos, afinal, estou evitando tudo que me faça ficar de frente comigo mesmo. Quando este encontro com nossa imagem acontece costuma ser traumático, mas nosso poder de recuperação é imediato, afinal, conhecemos esta excelente dieta, que nos ajudará a chegarmos ao nosso alvo.
Bem, daí para frente se torna mais fácil, basta fazer um planejamento do cardápio, das compras, isso também é muito importante para que sua dieta dê certo. No retorno à dieta, imprevistos não são bem vindos pois favorecem a nossa recaída.
Tendo planejado tudo direitinho, eu costumo fazer cardápios bem atrativos para os primeiros dias. Ao contrário de quem está iniciando a dieta pela primeira vez, talvez você já não se empolgue tanto com um pedaço de bacon, tenha tomado nojo de ovos, pavor de queijos. Então esta será a hora de inovar.
O que faço para solucionar isso é passar pelo menos os dois primeiros dias comendo coisas bem gostosas dentro dos permitidos, receitinhas que me prendam. Inclusive até alimentos da PPC eu costumo consumir nos primeiros dois dias. Muita gente vai me olhar com cara feia, afinal os primeiros dias são sagrados, precisamos fazer aquele basicão caprichado não é? Nem sempre, depende de cada caso. Isso é apenas uma tática para conseguir fazer uma pessoa que voltou a devorar uma barra de chocolate cheia de açúcar, está comendo batatas fritas igual a um desesperado, voltar para uma dieta de carne, gorduras e vegetais!
Então se você consegue fazer aquele basicão caprichado melhor ainda! Agora se você não está indo além do segundo, terceiro dia, talvez esta tática que expliquei acima seja excelente para você.
Outra tática que costumo aplicar é não limitar muito a minha quantidade de comida, mesmo creme de leite, queijos, etc, nos primeiros dias. Uma das coisas que vai fazer você não conseguir firmar novamente é sentir fome. Quando o apetite começar a reduzir (e isto deve acontecer no segundo, terceiro dia de dieta) aí eu puxo o "freio de mão" e começo a controlar mais as quantidades de alguns alimentos. Mas precisa puxar o "freio de mão" mesmo hein! Senão fica complicado emagrecer depois!
Outra coisa que costumo fazer é iniciar pela PPC e as poucos retornar para indução, à medida que meu apetite fica controlado. Realmente na PPC você tem variedade maior de alimentos, como amendoim, amêndoas, côco ralado, morangos, o que torna mais fácil para quem fica o dia inteiro na rua. Então vamos supor que você esteja batalhando para voltar para Atkins há um bom tempo, sempre caindo. Aí você decide reiniciar numa segunda feira. Está no trabalho e sua única opção naquele momento é um saco de amendoim sem casquinha ou um polenguinho. Melhor comer isso do que enfiar a cara na pipoca, no pão de queijo. Lá pelo terceiro dia, você estará com o apetite bem reduzido, aí você retorna para indução.
Bom, espero que vcs gostem do post, beijosssss

Share on Google Plus

Sobre Nadja Soresine

Médica, 36 anos, carioca da gema, praticante da dieta Atkins, desejo ajudar o iniciante e desvendar os "mistérios" da dieta.
    DEIXE SEU COMENTÁRIO

14 comentários:

  1. Perfeito Nadja! Compartilho da mesma opinião que você! Digamos que me perdi no mundo high carb e estou precisando voltar para os eixos! ;) Vou compartilhar lá na minha página Nanda Low Carb (https://www.facebook.com/nandalowcarb) tá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Nanda! É complicadíssimo voltar para Low Carb, parece que realmente nos apegamos mais ainda aos carbos lixo depois do período restritivo da low carb. Por isso temos que inovar mesmo! Pode compartilhar a vontade viu!! Bjs

      Excluir
  2. Respostas
    1. Esterzinha!!! Saudade de tu!! Fiz seu bolo, vou postar e citar seu nome!

      Excluir
  3. Oi, Nadja,

    Você descreveu exatamente o que eu estou passando e tenho feito. Como já é difícil "começar do começo", então eu faço um pouco do que você falou: começo com algumas coisas da PPC e na medida em que a fome vai diminuindo eu vou cortanto.

    O blog está ótimo, parabéns.

    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Lu!!! Acho que é a única saída cara! Não consigo ver outra!

      Excluir
  4. Perfeito!!! Faço exatamente igual, é 1 ano e meio de Atkins e já conheço meus "limites" Perfeito!!!!

    ResponderExcluir
  5. Perfeito!!! Faço exatamente isso! Com o tempo a pessoa ja sabe oq trava ou não...e tb seu "limites"

    ResponderExcluir
  6. Amo essa mulher!
    Nadja, felicidades!

    Cláudia de Matos Figueiredo

    ResponderExcluir
  7. Poxa...como me ajudou!
    Ja voltei tres vzs este mes e quebro!
    Não sabia disso,muito obrigada Nadja.(celiane grupo atkins flex)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Celiane!!! É muito complicado adotar como estilo de vida. Até acostumarmos haja tentativas!

      Excluir
  8. Então o problema de ficar saindo e voltando toda hora é que vai ficando cada vez mais difícil de perder peso estou a 21 dias e perdi só 2 kg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez nem seja exatamente por entrar e sair e sim pq vc nem dá tempo do corpo se tornar cetoadaptado, que pode levar até duas semanas para ocorrer.

      Excluir