Dossiê dos Farelos x Farinhas(Parte 1)

Certamente o que chama atenção de todo novato em Atkins é a variedade de receitas nos grupos, concorda comigo?
Pois é, é torta disso, bolo daquilo, vários tipos de receitas são feitas com os tais "farelos", tão falados nos grupos do facebook. 
Vamos bater um papo sobre este tema, mas tive que dividir esta postagem em duas partes, por causa do grande número de farelos e farinhas que vou precisar citar.
Em primeiro lugar, vamos diferenciar as duas categorias: o farelo geralmente é feito da camada mais externa do grão, enquanto a farinha é feita diretamente da moagem do próprio grão. Outra pergunta é se fibra e farelo são a mesma coisa e a resposta é: teoricamente sim! Porém mais abaixo no post, vou explicar para você que algumas marcas têm diferenças entre suas fibras e farelos. Estas são as dúvidas mais frequentes nos grupos. 
Outra coisa a falar é que a única FARINHA permitida na primeira fase da Atkins é a de linhaça. Quando falo permitida, estou sendo educada, pois o livro deixa explícito que o consumo de farelos é aceitável, tolerado, afim de aumentar o consumo de fibras na dieta, já que algumas vezes somente os vegetais não dão "conta". Só que a idéia é adicionar farelos nos alimentos e não fazer "trocentas" receitinhas com eles. Lógico que entendemos a dificuldade de acrescentar aquela "areia" nas bebidas, nas saladas. É HORRÍVEL! E aí compreendemos o fato de "transformar" essa coisa horrível em receitas, pelo menos dá para comer né?
Outra coisa a pontuar é que em algumas dietas low carb HF o consumo de grãos não é bem vindo. No caso da Atkins, é tolerado, conforme falei acima, mas se você quiser e puder EVITAR, vai ser melhor! 
Agora vamos dividir os farelos e farinhas mais conhecidas conforme as fases da dieta:
INDUÇÃO:
1) Fibra ou farelo de trigo - É sem dúvida o mais usado na dieta e o mais fácil de encontrar no comércio. É citado no livro juntamente com a farinha de linhaça, como permitido na primeira fase.  Ao meu ver, é legal tê-lo em casa para situações eventuais. Para empanar alimentos ele é imbatível, assim como para fazer uma farofa (em substituição a farinha de mandioca) e até para fazer bolos de cacau (por sinal fica muito bom o bolo de cacau feito com ele). Eu não gosto de pão e bolos salgados feitos com ele, pois deixa um leve gosto de "ovo" na massa. Acredito ser o mais seguro dentre os farelos, poucas pessoas relataram redução da velocidade de perda de peso consumindo em pouca quantidade e EVENTUALMENTE.
Tem essa cor marrom conforme você pode observar nesta foto e você costuma encontrar em qualquer supermercado. Eu gosto muito do farelo de trigo vendido à granel em uma loja virtual na internet, pois não deixa gosto residual nas receitas. Existem também diversas marcas no mercado, dentre elas: Jasmine, Arma Zén, Mãe Terra, etc (não é Jabá viu pessoal!!)

2) Farinha de linhaça - Também usada com muita frequência entre os praticantes de Atkins. Ela é obtida da moagem da própria semente, sendo uma FARINHA. Alguns antigos em Atkins usavam apenas a semente de linhaça inteira. Faziam uma espécie de "shake" ou faziam pipoca com ela (e gostavam muito por sinal). 
Algumas pessoas reclamam da redução da velocidade de emagrecimento ao consumirem linhaça, não foram poucos relatos que ouvi pelos grupos não! 
A única coisa que consigo fazer com a linhaça é o mingau de linhaça, que fica muito parecido com o mingau de aveia depois de pronto. Não consigo fazer nenhuma outra receita com ela porque ela tem um gostinho amargo terrível! 
Outra coisa é que é muito fácil de achá-la no comércio! As marcas mais encontradas são as mesmas marcas que fabricam o farelo de trigo.  Foto dela abaixo:

3) Fibra de soja ou farelo de soja - É bem mais complicado achá-los no comércio. Muitas pessoas compram a FARINHA  de soja, achando se tratar do mesmo produto, mas NÃO é!!!Por incrível que pareça, a fibra e o farelo de soja costumam ser diferentes. Enquanto o farelo costuma ser mais grosso, mais escuro, lembrando bastante a farinha de rosca, a fibra de soja costuma ser bem branquinha como a farinha de trigo. Porém o gosto dos dois não costuma ser muito agradável pois a soja tem um sabor muito forte. O farelo de soja além de tudo é amargo, achei intragável e ainda não consegui usá-lo para absolutamente nada. A fibra de soja já me rendeu diversos bolos gostosos, porém não crescem quase nada e ficam levemente molhados por dentro da massa. Outra serventia dela foi para massa do tipo "podre". Não fica ruim, dá para comer! O problema da soja é que ela é bastante alergênica. Não foram poucos os relatos de alergia a soja após o consumo nos grupos. Reações como coceira, vermelhidão são comuns.  Algumas pessoas até relatam aumento de peso após o consumo, provavelmente por edema, retenção hídrica. Empanar com ela também não é uma boa opção pois o alimento fica extremamente gorduroso. 
A única marca que tenho encontrado no mercado é a VITAO, pois a marca que mais gostava, que era a Olvebra (SoyVida), saiu de linha. Já o farelo só encontrei à granel, mas não aconselho ninguém a comprar, pelas razões que citei acima.
Vejam a diferença da coloração entre as marcas: da Olvebra de cor bege clara, da Vitao, branca como farinha de trigo e o farelo de soja à granel, bem diferente das duas:

4) PIS - É a chamada proteína isolada da soja. Muito complicado encontrá-la no comércio e além disso, é muito cara, custando cerca de quase 4 reais a cada 100g (à granel). Se comprar a embalada(as de marcas) a coisa fica mais feia aínda, custando cerca de 40 a 50 reais a lata/pacote. Para algumas pessoas o gosto é insuportável, apesar de achar que ela in natura lembra gosto de "talco", mas depois de pronta deixa um gosto residual bem forte nos alimentos.  Praticamente não consegui comer nada salgado feito com ela, pois o gosto fica muito ruim. Porém nas receitas doces é tolerável. Ela tem uma textura bastante borrachuda após fritar ou cozinhar ( tentei empanar algumas coisas e não deu para comer, ficou horrível!).  Fiz também alguns bolos com ela e ficaram até bons, mas ainda prefiro a fibra de soja para esta função. A única função que encontrei para fibra de soja são as massas ditas "podres" que ficam realmente muito legais com ela. 
Pelo menos para mim, a PIS tem um efeito alergênico bizarro, a ponto de apenas encostar nela para começar com sintomas como coceira, irritação na pele, vermelhidão, etc. 
A coloração dela costuma ser bem clarinha, cor bege clara, com textura bem fininha:

Vou continuar este papo em outro post, pois ainda há diversos farelos e farinhas a citar ok? Beijocas!



*** Tome bastante cuidado na hora de comprar estes farelos pois alguns vendedores tentam empurrar o extrato de soja, a proteína texturizada da soja ou a farinha de soja no cliente dizendo que é o mesmo que a PIS ou a fibra de soja e são coisas completamente diferentes! Inclusive nunca é demais repetir que extrato de soja, farinha de soja e proteína texturizada da soja (aquela que parece umas pedrinhas) não podem ser consumidas na indução ok?
Share on Google Plus

Sobre Nadja Soresine

Médica, 36 anos, carioca da gema, praticante da dieta Atkins, desejo ajudar o iniciante e desvendar os "mistérios" da dieta.
    DEIXE SEU COMENTÁRIO

8 comentários:

  1. Nadja, adorei seu blog muito bem explicado sem mimimi, parabéns Gisele (orkut)

    ResponderExcluir
  2. Pôxa, joguei dinheiro fora e ainda devo ter dado uma brecada na minha já capenga indução... fiz o bolo de baunilha com duas colheres de farinha de soja tostada e duas de extrato de soja... somando só as farinhas deu 16g de carbos... vou jogar fora o resto :-(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Bob, se eu te contar o quantas vezes joguei dinheiro fora testando estes farelinhos você nem vai acreditar rssss! É assim mesmo, faz parte! O importante é você não deixar a peteca cair! Se puder nem consumir é melhor ainda! Eu fiz este post porque as perguntas sobre este tema são frequentes mas se você puder evitar TODOS os farelinhos será melhor p sua dieta!

      Excluir
  3. Estou elaborando a parte 2 deste post, tem muitos farelos no mercado!

    ResponderExcluir
  4. Ola Nadja , vc poderia me informa se o Glúten seco e a Farinha de Glúten e a mesma coisa pq estou procurando faz um bom tempo como glúten seco e não encontro só encontro como farinha de Glúten

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatiana, geralmente são diferentes, pois a farinha de gluten, costuma ser a farinha de trigo comum, adicionada de gluten, ou seja, uma péssima idéia. Use a farinha de frango que é a melhor coisa!

      Excluir