Vegetais: Preciso realmente comer isso?


Falar de vegetais para quem está numa dieta onde pode-se comer bacon e picanha à vontade pode parecer piada não é?
Pois bem...até concordo com você...mas mesmo assim insisto em te explicar a importância deles dentro da nossa dieta, apesar de você ouvir esse mesmo blá blá blá o dia inteiro na TV, nas revistas, etc. Quero falar dos vegetais dentro do contexto da dieta Atkins, pois em outros contextos você já deve estar cansado de escutar.
Para início de conversa, até há algum tempo atrás eles não tinham destaque algum dentro da Atkins. Tanto que até hoje muita gente trata a nossa dieta erroneamente como “Dieta da Proteína”. Algumas pessoas mais antigas na Atkins sempre levaram a dieta numa boa sem vegetais, afinal de contas, as edições anteriores não davam tanto destaque a eles. 
Vejam essa planilha dos vegetais, retirada de uma versão anterior do livro do Dr Atkins. Observem como a quantidade diária permitida é reduzida. Vejam também como poucos vegetais eram permitidos:



A maior parte dos grupos ainda usa essa planilha como base e não é maldade com o novato não!!! É simplesmente porque fica mais fácil para o iniciante, já que a quantidade era contada em xícaras e separadas em dois grupos de vegetais apenas. Hoje em dia a contagem é individual, mas isso vou explicar um pouco mais para frente do post.
Bem, mas qual foi a mudança? E porque isso mudou?
A mudança foi a entrada de um montão de vegetais novos, até então não citados na edição anterior e a contagem de carboidratos individual para cada um deles. E ao meu ver, isso ocorreu por algumas razões:
1) Conceito de carboidratos livres, ou seja, é o carboidrato que realmente terá impacto na sua alimentação (carboidratos – fibras = carbos livres, carbos líquidos ou net carbs). Só para exemplificar, antes você poderia comer apenas cerca de 2 ou 3 xícaras de alface por dia. Hoje já se sabe que você poderia até comer um pé inteiro de alface, já que ele tem muito poucos carbos livres. 
2) Outra razão da mudança, foi a falta de fibras da dieta, duramente criticada por médicos e nutricionistas. As fibras são extremamente importantes para o bom funcionamento do intestino. Inclusive para aumentar mais ainda a quantidade de fibras da dieta, o livro novo “cedeu” ao consumo de alguns farelos, como a linhaça ou o farelo de trigo, mesmo na indução. Eu digo “cedeu” porque fica claro na leitura do livro que esse é um plano B. O foco continua sendo os vegetais como sua principal fonte de fibras.
Na edição atual, os vegetais  chegam a ser chamados de “alicerce da dieta”, tamanha importância que adquiriram devido a novas descobertas.
Vejam então, as tabelas de vegetais da última edição do livro:

Vegetais para Saladas



Hortaliças Cozidas


Primeira coisa que você percebe é que entrou muita coisa nova. Poxa legal né? Nem tanto...
Confesso que a primeira vez que peguei essas tabelas eu achei muito bom à princípio, mas quando comecei a perceber que os vegetais que eu mais gostava tinham carbos à beça, fiquei decepcionada.
Dá uma olhada na quantidade de carbos da cebola por exemplo. Eu sempre gostei de tudo acebolado rsss, mas hoje, ao conhecer a “verdade”, fico com a consciência bem pesada ao comer muito. Coisa que eu não sentia antes, pois a edição anterior colocava no mesmo grupo cebola, abobrinha, abóbora, etc. E ainda te dizia: “Só pode comer 1 xícara dos vegetais deste grupo por dia”. Estava tranquilo né? Era só obedecer aquilo sem culpa!
Outra coisa que você deve ter percebido é que alguns vegetais se repetem nas listagens, apesar delas estarem divididas em Vegetais para Saladas e Hortaliças Cozidas. Poxa, como o mesmo vegetal pode ter quantidade de carboidratos diferentes em cada listagem?
Fácil: vegetais cozidos "têm mais carbos", pois perdem água no cozimento. A explicação disso pode ser meio complexa para o iniciante, mas está no método usado para calcular os carbos de qualquer alimento. Este método leva em consideração várias coisas, incluindo a quantidade de água do alimento. Depois eu vou deixar o link deste artigo aqui no post, para quem quiser se aprofundar.
Mas isso não é sangria desatada!! Coma seus vegetais cozidos sem grilos! Isso é algo "insignificante". O que pode te atrapalhar é a quantidade! Não é por comer cru ou cozido!
Enfim, para resumo de conversa, o que posso concluir é que:
1) Os vegetais são ESSENCIAIS na dieta. Primeiro para fazer seu intestino funcionar de forma saudável e depois para encher seu prato. Uma coisa é comer um bife com gordura apenas. Outra coisa, é comer esse mesmo bife com aquela gordurinha suculenta + vegetais. Você vai ficar mais saciado porque seu estômago estará mais cheio (fibras).
2) Comer 1 pé de alface não é a mesma coisa que comer um prato de abóbora. A contagem individual de carbos serve exatamente para isso. Para você fazer boas escolhas (e sentir um pouco de culpa rssss! Brincadeira!).
3)Não fique traumatizado e com medo de experimentar os vegetais permitidos com maior quantidade de carbos. Reduza a quantidade deles no prato! Observe também se ao introduzir algum vegetal novo, vai despertar fissura ou abrir o apetite. Se isso ocorrer não coma mais dele!
4)Você pode usar o método de contagem da edição anterior ou da atual, os dois funcionam bem! O que vai fazer você emagrecer será a sua disciplina! Quanto maior, mais rápido será seu resultado. Beijocas!!!
Share on Google Plus

Sobre Nadja Soresine

Médica, 36 anos, carioca da gema, praticante da dieta Atkins, desejo ajudar o iniciante e desvendar os "mistérios" da dieta.
    DEIXE SEU COMENTÁRIO

8 comentários:

  1. Gostei. Fica bem mais fácil assim já com a contagem do carbos. Valeu, Nadja. Adorei! Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá, obrigada viu!! Espero que todas aproveitem bastante!

    ResponderExcluir
  3. Lembrando que, na dúvida, temos também ao nosso dispor a tabela TACO, uma mão na roda pra quem gosta de saber exatamente o quanto está comendo pra não extrapolar...

    ResponderExcluir
  4. Deixa eu entender Nadja.
    Então até os "permitidos" preciso contabilizar os cabos, é isso? Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata Suely, na verdade somente as carnes e gorduras é que vc não vai precisar contabilizar carbos. Todo o restante vai ter que contabilizar sim. O que acontece é que se vc seguir a planilha cegamente, comendo somente aquelas quantidades que estão ali, vc não precisar contabilizar porque o cálculo já foi feito para que vc fique sempre dentro dos 20g de carbos. Agora se vc quiser comer coisas "extra" planilha, ou comer quantidades acima do recomendado pela planilha, vai ter que contabilizar sim.

      Excluir
  5. Qdo vc fala em seguir a planilha são as quantidades em xícaras dos vegetais?
    E com os ovos, como contabilizou? Qual a quantidade permitida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, são as quantidades de xícaras dos vegetais que estão indicadas lá.Os ovos tem cerca de 0,6g de carbos por cada unidade, mas seria neurose contabilizar isso! Pode comer seus ovos tranquila, nunca vi ninguém travar com ovo!

      Excluir
  6. Parabéns Nadja amei seu blog pretendo iniciar apartir do dia 1º

    ResponderExcluir