Alimento "Gatilho"


Este é um tema importante para novatos e veteranos, pois costuma ser com frequência, o principal motivo de nossas "jacadas".
Vou falar neste post, sobre duas situações muito corriqueiras. A primeira, citada pelo livro e a segunda, vista no nosso dia a dia.
Primeiro temos que definir o que seria o tal alimento gatilho! Tentando simplificar o que livro diz, seria um alimento que poderia causar uma RECAÍDA. Ou seja, um alimento que despertaria os velhos hábitos, até então adormecidos. Note que usei a palavra ADORMECIDO e não MORTO, pois não acredito na morte dos velhos hábitos!
Vamos exemplificar esta teoria toda: Você está indo muito bem na sua nova forma Low Carb de se alimentar. Está saciado, tem energia, já perdeu alguns centímetros, está feliz. Mas sempre foi louco por bolo de milho e as festas de Junho e Julho se aproximam! Você resolve ir à uma festa junina  (lembrei do nosso amigo Samu Robson Bertolli hehehhehehheh) e decide comer um pedaço de bolo de milho. Você acha que vai ficar só naquele pedacinho? Certamente não!!!Ou  seja, este alimento será só um "gatilho" para que você perca totalmente o controle sobre a situação.
O livro também cita outros casos com outros alimentos, principalmente aquelas pessoas que têm o hábito de ter na geladeira, armários, perto de si, alimentos não permitidos (bombons, doces, balas, etc).
Outra questão muito importante citada pelo livro é a ligação de tais alimentos com nossas emoções. Aquele pãozinho francês bem quentinho que lembra uma infância tão boa! A família reunida todas as tardes, enfim, a paixão por tais alimentos vai muito além do sabor deles.
E esta ligação emocional com o alimento pode jogar contra você, caso não saiba administrar isso!
Muitos de nós já até superamos esta etapa, tentamos driblar as tentações, não colocamos alimentos proibidos nas nossas geladeiras, resistimos bravamente nas festas de família, reuniões com amigos. Procuramos também ter sempre um coelho na cartola levando nosso lanchinho para o trabalho, para escola, etc.
Aí eu te pergunto: Será que estou realmente seguro, ou  melhor, será que algum alimento permitido pode servir de gatilho?  A resposta é SIM.
Algumas pessoas encontram esta dificuldade na indução estendida, quando acrescentam alguns alimentos como amendoim, castanhas, côco, iogurte. Outras pessoas conseguem ir mais longe e só começam com sintomas de descontrole ao consumir alimentos da pré manutenção, como algumas frutas, batata, milho, etc.
E há aqueles que ainda na indução, já experimentam tais sintomas, principalmente com a variedade de alimentos permitidos na dieta atualmente.
E o que fazer?
Simples! EVITE! Se algum alimento te causa compulsão, tente não consumir!
Não subestime o alimento só porque ele é permitido na INDUÇÃO! Aceite suas fraquezas!
Eu por exemplo, em relação aos gatilhos proibidos, sou totalmente viciada em biscoitinhos de pimenta (aquele biscoito Torcida de Pimenta). Comer aquilo me conforta! Me traz lembranças que nem eu mesma sei! Só sei que se eu começar a comer, não consigo mais parar. Aquilo é veneno, mas eu me descontrolo. Então aboli aquilo da minha vida!
Em relação aos alimentos permitidos, sinto que o creme de leite (puro) é algo que me causa uma compulsão enorme. Se bobear vai a lata inteira. E por isso uso apenas para receitas, pois já descobri que meu ponto fraco seria ele purinho, na lata.
O segredo é a observação! Se puder anotar tudo, será melhor ainda! Deixem suas dúvidas ok? Bjs
Share on Google Plus

Sobre Nadja Soresine

Médica, 36 anos, carioca da gema, praticante da dieta Atkins, desejo ajudar o iniciante e desvendar os "mistérios" da dieta.
    DEIXE SEU COMENTÁRIO

5 comentários:

  1. não sei comer pedacinho.. isso é fato... e sempre vem akele pensamento podre: "o que é um peido pra quem ta cagado?"... e já chuta tudo e come até o papel...rs.. bjokas e sucesso

    ResponderExcluir
  2. Me identifiquei com todas essas postagens. Tenhbo compulsão por açúcsr branco. Vou iniciar a Atkins amanhã, sinto que é bem dificil de ser feita mas é o jeito de conseguir parar de comer carbo.

    ResponderExcluir
  3. Me identifiquei com todas essas postagens. Tenhbo compulsão por açúcsr branco. Vou iniciar a Atkins amanhã, sinto que é bem dificil de ser feita mas é o jeito de conseguir parar de comer carbo.

    ResponderExcluir