Análise de Cardápios

Sei que o iniciante tem muita dificuldade de elaborar seu cardápio, mesmo lendo todo o material disponível nos grupos. Então acaba pedindo ajuda, recebendo muitas vezes respostas de outros iniciantes que, mesmo com boa intenção, acabam não sabendo conduzir cada caso. 
Por outro lado, a obrigação de postar cardápios TODOS os dias nos grupos é um saco! Tanto para quem posta quanto para quem "corrige". A pessoa quer se sentir livre para postar apenas quando tiver dúvidas não é?
Então criei este espaço com o objetivo de que você poste o seu cardápio. Para dúvidas sobre alimentos e outras perguntas pergunte no grupo Atkins Flex ok? Beijocas!

Share on Google Plus

Sobre Nadja Soresine

Médica, 36 anos, carioca da gema, praticante da dieta Atkins, desejo ajudar o iniciante e desvendar os "mistérios" da dieta.
    DEIXE SEU COMENTÁRIO

46 comentários:

  1. Boa tarde,
    Cafe da manha
    Pao da inducao (farelo trigo), manteiga e cafe ou mussarela com cafe

    Almoco
    Carnes, abobrinha com bacon, ou ovo frito ou carne moida com repolho
    Suco clight
    Lanche
    Doce feito com creme leite coco e adocante ou pao com cafe

    Jantar
    O mesmo do almoco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kika Martins, veja bem, evite o suco clight ou outros suquinhos em pó, pois eles possuem maltodextrina, que é um carboidrato com o mesmo impacto glicêmico que o açúcar de mesa. Outra coisa é que se puder evitar os farelos, será melhor p vc, eles costumam atrapalhar muito o emagrecimento. Lógico que se isso for essencial p vc permanecer na dieta, tudo bem, melhor do que largar, mas se puder evitar melhor. Vc está usando côco ralado na indução?

      Excluir
    2. Estou ha 3 meses na dieta.Como tenho muito a eliminar (25 kgs) nao to com pressa. O coco achonque ppc?? Ja eliminei 18kgs! O farelo pra mim foi uma saida na substituicao do pao. E verdadeiramente quero fazer dessa dieta um novo estilo de alimentacao, nao quero mais voltar. Mas vou diminuir os paes. Obrigada pela ajuda e atenção!

      Excluir
    3. Vc acha que devo tirar o coco?

      Excluir
    4. Na vdd ultimamente eu tenho pensado de forma mais páleo e menos Atkins, sendo bem sincera p vc. Acredito que côco ralado atrapalhe menos que o farelos em geral. O único contra dos alimentos da PPC é que vc começa a sentir fome quando os insere na alimentação. O côco me dá uma fome danada, mas não atrapalha minha perda de peso. Então vc precisa ver se isso pode ocorrer com vc. Se não estiver te atrapalhando, não precisa retirar, faça sua indução estendida.

      Excluir
  2. Muito show essa sessão Nádia, parabéns!
    Adorei saber que você esta pensando mais paleo(eu por conta da intolerância aos industrializados faço Paleo com cetose hj em dia).
    Mesmo pra quem não tem tantas dúvidas com cardápios. Essa sessão é legal pra rever idéias sobre nossa alimentação e principalmente acompanhar sua opinião que é tão experiente e embasada cientificamente em low carb high fat.
    Parabéns novamente.
    Estarei sempre por aqui.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tâmara, pois é, estou aos poucos me rendendo a paleo, embora eu ainda seja Atkins por conta dos farelos e dos industrializados que não consegui largar. Mas aos poucos estou aderindo às novas idéias.

      Excluir
  3. Nadja, beleza?

    Aquela bebida H2OH pode ser consumida na fase de indução? O teor de carboidratos na tabela nutricional é zero, mas vai que tem algo que eu deixei escapar.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Breno Meira, veja bem, você já reparou que as empresas estão muito mais focadas nas informações nutricionais do que nos ingredientes do produto? Outro dia um colega de trabalho que está fazendo uma dieta qualquer, falou assim: Comprei a lasanha X, que é light e só tem Y calorias!!! E não importa se vai elevar sua glicemia, se vai empurrar sua insulina lá p cima! Eles querem dizer que tem poucas calorias e só! Então vou te ensinar um macete: olhe as duas coisas, tabela nutricional e os ingredientes. Peguei aqui p você o de sabor limão (não vi os outros sabores), vamos lá: Ingredientes :
      Água gaseificada, contém 2,5% de suco concentrado de limão, vitaminas, B3, B5 e B6, aromatizantes naturais compostos, conservadores, benzoato de sódio INS 211 e sorbato de potássio 202, edulcorantes artificiais: aspartame INS 951 (21mg/100ml) e acesulfame K INS 950 (5mg/100ml) e sequestrante EDTA cálcio dissódico INS 385.
      NÃO CONTÉM GLÚTEN. A princípio os adoçantes usados nela não são proibidos na Atkins, mas leva suco de limão (que não poderia ser consumido na indução). A minha experiência com esta bebida não é boa, eu sinto muita fome após consumí-la, mas se isso não te atrapalhar na perda e não abrir seu apetite, não vejo problemas em consumir à princípio.

      Excluir
  4. Nadja, realmente super sacada esse espaço!! E parece que a paleo é o caminho natural para a manutenção da Atkins, né?? Tambem tenho lido muito a respeito. Quanto aos farelos, na paleo vc só não são aconselhaveis os que tem gluten (de trigo e aveia). As farinhas funcionais: linhaça, amendoas, etc são até recomendadas. A Polyana, parceira do Dr. Souto, tem umas receitas bacanas, bem na linha paleo. E deixar os industrializados é um caminho natural pra quem gosta de comida de verdade. E voce já é uma chef low carb... tá facim, facim...

    Bem, parabens pelo novo espaço e tambem pelo novo layout!! Ahh e tks por me adicionar no FB... fiquei lisonjeada...
    Abraços,
    Silvia Midei (entrei como anonimo pq esqueci minha senha google..rs.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Silvinha!!!! Pois é menina, estou caminhando para esta linha mesmo! Ainda tenho o pé atrás com algumas coisas, preciso estudar bastante o assunto para engrenar nele.

      Excluir
  5. Agora vou publicar meu cardápio de hoje. Eliminei 08 quilos em 45 dias e estou travada há 10... sem grandes alterações no cardápio. Não uso lacteos nem farelos com gluten (intolerancia) e não como carne vermelha e peixe só bacalhau.

    CDM
    suco verde: 04 cubos de gelo de couve organica, 1/2 pepino, gengibre, 02 cs linhaça demolhada + 50g yacon

    ALMOÇO
    03 costelinhas de porco, 1/2 prato jiló + abobrinha brasileira + 1 prato de sobremesa de salada de acelga + 1cs azeite

    JANTAR
    sopa de vegetais: repolho, acelga, alho poró, aipo, tomate (1/2) + 1 ovo + 1 cs azeite

    SOBREMESA
    trufas de chocolate: pure de moranga (03 fatias finas assadas) + 1 cchá de oleo de coco + 1 cchá cacau 100%

    1 1/2 L água e chás naturais

    cetose medida 3hs após o jantar (sangue): 2,4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querido(a), é normal esta desacelerada da perda após uma grande perda como foi a sua (8kg em 45 dias), então prepare-se psicologicamente para ter uma perda mais lenta a partir de agora. Mas de qq forma, achei seu cardápio "carregado" demais. Eu tiraria pelo menos a yacon, reduziria a quantidade de vegetais, retiraria a moranga, o cacau ou qualquer outra receitinha do cardápio e aumentaria a quantidade gorduras.

      Excluir
  6. Bom diaaaa...Nadja, essa é a terceira vez que recomeço. Das outras duas, desisti porque eu empacava e não tinha Cristo que me emagrecesse. No entanto, tentarei de novo e vou colocar meu cardápio pra ver se tem algo errado.

    Café:
    1 ovo
    1 ft mortadela
    1 ft queijo

    Almoço
    lasanha de berinjela (acho que consumi muito queijo hoje)
    e acho que o molho de tomate tbm não era sem açúcar =/

    Jantar
    panceta suína frita
    1 linguiça caseira
    salada de alface, tomate e palmito

    durante o dia comi:
    2 azeitonas,
    1 cs de queijo ralado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, não vejo erro no seu cardápio a não ser esse molho de tomate com açúcar (coisa que também uso vez ou outra). Três coisas que você precisa pensar: Estou comendo até saciar ou estou ficando empanturrada? E outra: Será que não estou com falsas expectativas, achando que o emagrecimento é rápido? E mais:tenho pouco ou muito peso para perder?

      Excluir
    2. pois é Nadja, eu não tava comendo até empanturrar não, mas tava ficando numa média de 2000cal/dia...sei que nao é o foco da atkins, mas será que não é muito?
      E não sei quanto às expectativas, pois tenho uns 15 kilos pra perder, perdi 3 e fiquei mais de 40 dias sem perder 1 grama! =/ (mas tenho uma ideia de alguns deslizes, que pretendo tentar corrigir dessa vez!)

      me tira uma dúvida: cream chesse philadelphia: posso comer na induçao se entrar na cota de queijos?

      Beijo beijo!

      Excluir
  7. Meu cardápio de segunda - 03/06

    CDM: Café preto com manteiga
    Almoço: 2 ovos mexidos com 1 colher de manteiga
    Lanche: 12 sashimis
    Jantar: sopa (1 xic. brocolis, 1 xic. de repolho, 1 xic. de chuchu e 1 pedaço de carne.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, não entendo nadinha de comida japonesa! Esse sashimi levou algo proibido? Vc mesma fez? A quantidade de vegetais do jantar foi grande, tenta consumir consumir 1 vegetal da tabela de menos de 10% de carbos + 1 folha. Tá certo que o livro novo te dá a possibilidade de comer mais vegetais, mas 1 xícara de cada já é muita coisa, ao meu ver.

      Excluir
    2. Oi Nadja! Esqueci de colocar que não comi toda a sopa! Dividi em 4 porções e congelei, porque deu muita sopa! O sashimi foi só salmão cru... foi eu mesma que fiz...

      Cardápio do dia 03:
      CDM: chá de camomila
      Almoço: 1 filé de frango grelhado, 1 ovo frito, alface, 1 rodela de tomate e 1 ramo de brócolis.
      Lanche: 4 rodelas de morcela, 1 ovo mexido
      Jantar: 1 sobre coxa assada

      Acho que não devia ter comido a morcela :(

      Excluir
  8. Esse espaço,seu blog é assim nota 1000.Confesso que li muito antes de começar,e esse espaço me ajudou muito,Eu admiro pessoas como você,que chegaram no resultado e se importam em ajudar os outros a chegar lá também.......Parabéns por ser quem é!
    Então estou no 13º dia,fazendo indução....Ainda não usei creme de leite,nem leite de coco ou farelos.Eu saio muito cedo para trabalho então nunca tive costume de cafe da manha,até as 11 eu só tomo agua,diga se de passagem que estou tomando muita....tenho sentido muita sede.Meu almoço tem sido sempre carnes que sempre procuro acrescentar nelas manteiga,ovo frito na manteiga,salada de alface e tomate(pequeno),alguns dias com abobrinha com bacon......Depois só volto a me alimentar quando retorno para casa as 18:30 tomo sempre uma xícara de café com manteiga ,ou sem as vezes...e como ou uns pedacinhos de bacon frito,ou torresmos.Queijo e presunto só fiz uso no final de semana.Iniciei com 79 kilos dia 20 e sábado dia 31 estava com 73,vou pesar no próximo sábado só agora.Minha duvida ainda é em relação a quantidade de gordura,não sei se consumo o necessário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia!! Obrigada querida!! Olha, ainda estou na luta! Obesidade é complicado, pois emagrecemos e por um descuido qualquer ganhamos algum peso novamente. Mas graças a Deus estou bem perto do meu objetivo!
      Em relação a sua vida corrida, esta dieta é perfeita p vc, pois te dá a chance de ficar sem fome por horas e horas, coisa que não ocorre quando comemos carboidratos ruins. Você não mudar sua rotina por conta da dieta, ela que deve se adaptar a você. Se não toma café de manhã, não precisa passar a tomar, continue no seu ritmo, desde que seja com uma alimentação low carb. Em relação a quantidade de gorduras, não é que você precise besuntar seus pratos com ela. A filosofia é que a maior parte da sua alimentação seja constituída de gorduras e proteínas, ou seja, é proporção, não é aumentar quantidade de comida. Conseguiu entender? QQ dúvida pergunte viu!!!

      Excluir
  9. café da manhã:omelete com 1 ovo e queijo muzzarela(1fatia).café com 1/2 cs de manteiga e1 cs de creme de leite.
    almoço:2 hambúrgueres pequenos fritos na manteiga (feito em casa:carne,sal,pimenta,salsinha,bacon picadinho)+ salada de alface,2buquês de couve flor=1 cs de azeite extra virgem.
    lanche: 3 cs de abacate batido com 1 cs de creme de leite,água e adoçante.
    jantar:carne frita na manteiga,1 tira de bacon + salada de alface e 1/2 xic de abobrinha refogada junto com a carne.
    café com manteiga e adoçante
    tomo muita água nos intervalos,chá de hibisco(florzinha desidratada),as vezes faço suco com a gelatina lowçucar,ñ tomo coca,ñ uso farelos,quando me dá fome fora de hora,como ovo cozido com bacon frito,ou queijo derretido com orégano.

    ResponderExcluir
  10. Nadja, sou nova no grupo e não sei bem da sua história. Quantos quilos perdeu? Tem fotos de antes e depois. Ah, seu trabalho e sensacional. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho sim Gata!! Veja neste link aqui http://descomplicandoadietaatkins.blogspot.com.br/p/sobre-o-blog_30.html

      Excluir
  11. Nadja, sou nova no grupo e não conheço a sua história. Você perdeu quantos quilos? Tem foto do antes e depois? Ah, seu trabalho é sensacional. Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Nadja amei seus comentarios e seus esclarecimentos...Parabéns, tive muitas duvidas esclarecidas, vou postar meu cardapio:
    cdm: cafe com manteiga
    almoço: salada com alface, 1 rodela de tomate (nao sou muito fã), 1 colher de azeite + 1xicara de mix (brocolis,ervilha torta,abobrinha) cozidos + frango frito
    jantar: salada de alface, azeite e frango cozido
    lanche: gelatina sem sabor saborizada com gengibre...eu mesma faço ou gelatina linea..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Selminha!!! Obrigada minha linda!
      Fica complicado analisar o cardápio por uma única postagem, seria bom observar pelo menos por uma semana corrida. Veja bem, vc está saciada? Seu apetite reduziu? Está perdendo e/ou medidas? Ao meu ver não existe cardápio certo, o correto é aquilo que se encaixa bem p vc (dentro do tolerado é lógico). Seus alimentos não estão errados, ao meu ver está tudo certinho. Sobre a gelatina, são esses sachês de gelatinas sem cor e sem sabor? Não tem açúcar não né?

      Excluir
    2. sao saches sim, nao tem açucar, nem carbos é apenas gelatina incolor, faço tambem com agar-agar....em ultimo caso tipo acabou meus aromatizantes, mercado fechado, gelatina linea desaparecida(isso ja aconteceu), usei uma colher de cha de suco cligth...estou saciada em 11 dias perdi 5.200kg, mesmo retendo liquido por conta das minhas regras mulheristicas, mas em questao de medidas estou mega feliz, fui do 54 para o 50....esse cardapio é o que consumo maioria das vezes na semana, o que muda sao os legumes e a proteina...

      Excluir
  13. Estou querendo começar. Este cardápio está correto?

    Opção 1: Omelete com uma fatia de queijo e presunto
    Opção 2: Ovo frito ou mexido com bacon
    Opção 3: Omelete com frango desfiado
    Opção 4: Frios
    Opção 5: Tiras de filé de frango

    Bebidas: Café ou chá com adoçante à vontade. Não pode usar o leite, nem desnatado! Quando sinto vontade eu coloco uma colher de chá de creme de leite!

    Lanche da manhã:

    Gelatina zero açúcar. Eu uso a da marca Doce Menor porque não contém maltodextrina.

    Almoço e Jantar:

    * 1 porção de carne, frango, peixe ou ovo... ou um pouco de tudo isso se quiser. Pode ser frito (na manteiga), cozido, assado...

    Com

    * brócolis, abobrinha, chuchu, espinafre, couve, couve-flor, berinjela, palmito ou quiabo.

    e/ou

    * alface com bastante azeite.

    Lanche da tarde:

    Gelatina com creme de leite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Allan, seu cardápio está certinho! No primeiro cardápio vc não menciona o consumo de vegetais, mas no segundo sim, então tá tudo certo!

      Excluir
  14. Primeiro dia. Me diz como comecei rs

    Café da manhã: 2 fatias de peito de peru, 2 rodelas de palmito e duas colheres de sopa de azeitona verde fatiada.

    Almoço: 100g de carne moída, meio tomate, 2 ovos cozidos, 1 xic de vagem cozida e 1 colher de sopa de azeite.

    Lanche: 1 xic de café com creme de leite e 30g de provolone.

    Jantar: 100g de carne moída, meia xíc de pepino japonês fatiado, 50g de repolho ralado e 50g de bacon em cubos.

    Segundo o FatSecret Gord:105, Carb: 18,50, Prot:98,25

    Pretendo tomar um outro café igual ao do lanche antes de dormir.

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sheila, este pepino japonês é aquele em conserva? Se for, tente evitar porque a maior parte dos produtos em conserva levam ingredientes proibidos. Se tiver comido in natura tudo bem! Você ainda está fazendo a dieta?

      Excluir
  15. Olá Patrícia, sei que você fez uma pergunta sobre dieta Atkins e amamentação, não consegui achar aqui, mas chegou ao meu email. Bem, realmente vc não vai encontrar este assunto no livro. O que acontece é que faltam pesquisas sobre cetose na gravidez e amamentação, embora saibamos que mal não pode fazer, afinal, todos os nossos antepassados não teriam sobrevivido, pois viviam em cetose. Porém, não posso afirmar para você que não tenha nenhuma consequência. O que te oriento é fazer a dieta a partir da PPC, pois não deixa de ser uma dieta saudável, que corta carboidratos refinados e não trará risco nenhum para seu bebê.

    ResponderExcluir
  16. Ola Nadja,gostaria de tirar uma duvida. O açucar que vem no bacon afeta na dieta Atkins ou Low Carb?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido! Não afeta não! Mas se vc for perfeccionista, pode fazer seus próprios torresmos! Ficará muito mais saboroso!

      Excluir
  17. Oi Nadja!! Adorei seu blog ajuda muitooooo
    Estou na atkins desde 20/1/14. Até agora foram 18kg pro espaço...mas vejo mta gente perdendo muuuuito mais q eu em menos tempo, mas tudo bem...mas faz un 3meses que nao sai do lugar essa balança :(

    Agradeco,
    Andreia!!!
    ps:n coneguii conecetar na conta google por isso foi anonimo kkkkk
    vou tentar fazer uma semana de indução limpa pra ver se destrava ai posto o cardapio...
    Mas uma coisa que nao encontrei que é minha duvida...é sobre esse tempo na indução...agora ha um mes coloquei as vezes creme de leite e castanhas pra dar uma variada, algumas receitinhas qdo bate a vontade de doce...mas basicamente como pao fake (1ovo, 1col de queijo ralado, 1col de azeite com queijo, presunto ou salame com margarina) almoco e carne e saladinha e a noite repito o pao ou como alguma carne...por isso n vejo pq travo :(
    Mas e ficar mto tempo na indução assim....pode? sera prejudicial?sabe algo a respeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é prejudicial ficar na indução não, isso se vc estiver tomando seu polivitamínico e fazendo a indução do livro direitinho, comendo os vegetais da tabela e as carnes, as gorduras. A indução do livro novo é completíssima, tem muitas opções. Em relação ao travamento, infelizmente isso ocorre com todos. Se perde muito no início e depois entra-se no platô. Como parece que vc está há 3 meses no platô, talvez seja a hora de lançar mão de algumas armas do livro para destravar.

      Excluir
  18. Nadja boa tarde! Parabéns pelo espaço dedicado para nos ajudar. Há mais ou menos 3 anos comecei meu emagrecimento com reeducação alimentar e academia emagreci 30 quilos mas paralisei e precisava ainda de 15 quilos. Então resolvi tenta a dieta do Dr. Atkins, sendo q antes tive muita resistência em faze-lá, sabe como é cabeça de obeso restrições em alguns tipos de alimento q para mim antes seria importante. Fiz 15 dias de indução limpa porem com baixa ingestão de gordura emagreci sim 6 quilos. Mas logo após em 2 dias da semana tomei 3 dose de rum e aumentei a ingestão de gordura para o correto com coca cola zero, após 3 dias tinha recuperado 3 quilos. Rs rs rs meio quilo para cada dose. Nadja posso voltar a indução mas comendo o pão de farelo ou devo esperar mais um pouco, água tônica zero da Antartica pode. Obrigada desde já. Adriana A.P.

    ResponderExcluir
  19. Há Nadja esqueci de mencionar. Hoje adoro o estilo de vida da Atkins. Não pretendo voltar a habitos anteriores. Por isso quero fazer tudo certinho. Obrigada Adriana A P

    ResponderExcluir
  20. Tomo alguns medicamentos vc acha que eles bloqueiam a perda de pedo ?
    Abracos

    ResponderExcluir
  21. Enviar comentários para novo e mail
    Sumacedosimas@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  22. Favor enviar as notificações para taniamaria1973@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Nadja, será que pode me ajudar em relação a cardápio semanal? Li todos mas confesso que ainda assim não consegui como montar um, estou com muita dificuldade, pelo menos até eu me adaptar e poder inovar com as receitas de indução. Obrigada. Michelle Caldas

    ResponderExcluir
  24. Bom dia ;)
    Eu vou começar a dieta daqui 3 dias. Li muito sobre a atkins, porém tenho algumas dúvidas. E não queria começar cometendo erros.
    Pelo que li o coco pode comer, pode beber a água do coco?
    Sobre os embutidos (salame, peito de peru, presunto e linguiça), posso comer a vontade?
    E pasta de amendoim é permitido?

    ResponderExcluir
  25. Bom dia,
    comecei a dieta esta semana, estou com muita dificuldade consumir 20g de carbo.
    20g é muitos vegetais. E pelo que li, a contagem seria 3 xic de folhas e até 2 de verduras. É isso mesmo????

    Eu não consumindo esse tanto todo de carbos, me prejudicará na perda de peso?

    ResponderExcluir