Hierarquia de Inserção dos Carboidratos


Na minha visão este é o tema central do livro. Tanto que se vc souber manejar bem isto, vai chegar certamente ao peso ideal.
Primeiro passo, observe atentamente esta tabela acima, que foi retirada do livro, edição de 2010.
Para o iniciante pode parecer difícil traduzir o que ela quer dizer, mas não é. Ela está mostrando a ordem a qual os carboidratos deverão ser reinseridos na sua nova alimentação.
Vamos iniciar imaginando o seguinte: vc tinha uma alimentação completamente desregulada. Comia qualquer tipo de coisa, na quantidade que bem entendia. Agora vc vai organizar tudo isso, vai perceber que vai comer muito bem, não vai passar fome, não vai zerar carboidratos, apenas ORGANIZAR! Esta é a palavra chave!
Agora que vc já observou a tabela, vamos observar esse desenho abaixo, vou fazer umas comparações entre ele e a tabela acima.
Cada degrau desta escada corresponde a um nível daquela tabela acima. Note que no primeiro nível vc encontra os vegetais chamados de "fundamentais", que são vegetais pobres em carboidratos, ricos em fibras, etc. Seu primeiro "contato" com o carboidrato  nesta dieta ocorre através destes vegetais.
Repare que as gorduras e proteínas não fazem parte desta escada, ou seja, os óleos, carnes, ovos , gorduras em geral, praticamente não possuem carboidratos.
O segundo nível desta escada, é representado por derivados do leite com alto teor de gordura, como queijos amarelos e duros, creme de leite, etc.
Os dois primeiros níveis (degrau 1 e 2) fazem parte da indução e vc está autorizado a iniciar pelo segundo "degrau" desde o primeiro dia da dieta. Algumas pessoas preferem passar os primeiros 14 dias apenas no primeiro "degrau", evitando creme de leite e queijos, mas a grande maioria usa em pequenas quantidades e não tem grandes problemas.
A grande "sacada" da indução é perceber que fora os vegetais, a indução é totalmente baseada em alimentos ricos em gordura. Eles vão promover uma grande saciedade e grande perda de água e gordura corporal. Ou seja, a primeira fase de Atkins é extremamente eficiente.
Bem, a partir do terceiro degrau desta escada, vc estará entrando em contato com os alimentos da segunda fase ou PPC(ela vai do terceiro ao sétimo degrau). São alimentos gradativamente mais ricos em carbos, amido, lactose, frutose, etc, na medida em que vc for subindo a escadinha.
São os alimentos que costumam causar maiores dúvidas nos novatos.
Perguntas do tipo: "Pq não posso usar iogurte sem açúcar? Tem apenas 10g de carbos no pote?" ou "Comprei 1 saquinho de amendoim sem casca! Tem 3g de carbos o pacote. Pq não posso comer na indução?" ou ainda "Pq não posso tomar suco de limão com adoçante na primeira semana?".
Vamos usar os exemplos citados: assim como os outros alimentos do quinto degrau (queijo branco, ricota, etc) o iogurte tem um teor maior de lactose do que aqueles alimentos lá do segundo degrau. Ou seja, provavelmente terá algum impacto no seu apetite e talvez até na sua perda de peso (geralmente atrasam a perda).
Os alimentos do sétimo degrau então, como suco de tomate, suco de limão, costumam ter um impacto muito grande no apetite. Na indução o limão inclusive pode ser usado na quantidade de 2 colheres de sopa espalhados numa salada, p temperar algum alimento, etc. Mas p usar como um suco, concentrado, têm frutose, bastante carbos, ou seja, difícil usar sem voltar a ter aquela sensação terrível de fome.
Confesso p vcs que me dou muito bem com os alimentos do terceiro degrau, embora me abram levemente o apetite. O côco ralado não me atrapalha em nada a perda de peso, lógico que não pode ser consumido à vontade, mas sempre em pouca quantidade. Já não posso ir com tanta segurança nos alimentos do quarto degrau. Morangos e outras frutas vermelhas me abrem o apetite de forma voraz!!
Do oitavo ao décimo degrau, a coisa fica mais crítica ainda! Vc estará entrando em contato com alimentos da pré manutenção e manutenção. Vai começar a acrescentar frutas frescas como maçã, ameixa, banana. Também é a hora de adicionar vegetais ricos em amido como batata, cenoura, beterraba, outros tipos de abóboras. Neste momento vc já deverá estar perto do peso almejado, com um bom domínio sobre a dieta e sabendo controlar muito bem as quantidades.  São alimentos que sinceramente classifico com "traiçoeiros" pois um erro pequeno na quantidade, pode causar grandes prejuízos p quem faz Atkins.
O resumo que faço de tudo isso é:
1) A indução bem feita é o "caminho das pedras"!
2) Comer eventualmente algum alimento dos degraus superiores serve para vc testar seu metabolismo e isso é muito bom! Mas só faça isso quando estiver muito seguro de que não vai derrapar. Uma vez fui comer uma maçã e me ferrei!! Perdi o controle sobre o apetite e acabei quebrando a dieta.
3) Se tiver que testar algum alimento dos degraus superiores, comece pelo terceiro, depois o quarto, depois o quinto. Não vá direto p um nível muito alto. Os alimentos foram posicionados nos degraus após muitas pesquisas, considere isso!
4) Se por acaso "precisar" comer algum alimento de um degrau mais elevado, como um amendoim, algumas nozes, castanha do pará, de cajú, coma em pequenas quantidades. Não "detone" um saco inteiro! Cuidado com a compulsão!
5) O segredo de subir os degraus com tranquilidade é controlar quantidades. Não vai dar p comer a mesma quantidade de feijão (sexto degrau) que vc comeria de alface (primeiro degrau).
Vou fazer um post depois detalhando os alimentos permitidos em cada fase, pois são muitos e não caberia aqui.
Qq dúvida podem perguntar à vontade. Beijocas a todos!
Share on Google Plus

Sobre Nadja Soresine

Médica, 36 anos, carioca da gema, praticante da dieta Atkins, desejo ajudar o iniciante e desvendar os "mistérios" da dieta.
    DEIXE SEU COMENTÁRIO

18 comentários:

  1. Muito esclarecedor! Parabéns pela didática, flor!

    ResponderExcluir
  2. Parabéeeeens, Nadja! Post mega esclarecedor!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Oi, boa noite, gostaria de começar a dieta atkins e estou meio perdida. Gostaria, se possível saber quais são os alimentos permitidos em cada fase. Aguardo retorno. Obrigada

      Excluir
  4. Nadja, parabéns pela forma doce e carinhosa com que trata todos e principalmente os iniciantes.
    Iniciei a dieta no final de novembro, na época tinha 98 k hoje pela manha pesei 79,4k.
    Estou muito feliz com os resultados e embora eu não tenha postado fotos ou comentários tentei a minha maneira seguir a dieta corretamente...
    Ainda faltam 16k para chegar ao meu objetivo e tenho certeza que com este post vai ficar bem mais fácil.
    Agora já sei onde tirar minhas duvidas, sem receber criticas ou comentários desagradáveis.
    Mais uma vez PARABÉNS e muito obrigada!!!!!!!!
    Andrea

    ResponderExcluir
  5. Oi querida!!! Obrigada pelo seu comentário!! Pode perguntar qq coisa que passar pela mente, liberdade total!!!! Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Estou no nível 3... Não sinto segurança de passar ao 4, e ainda assim não mergulho nas nuts... É só um pouco...

    ResponderExcluir
  7. Sim Rosana! Outro dia resolvi comer algo do nível 5 , uma torta de queijo branco. Bateu a fissura e abriu meu apetite!

    ResponderExcluir
  8. Eu estou testando tbm alimentos novos tipo as frutas, já comi morangos e me dei bem com ele, consigo controlar de boa, tbm to usando o kefir com pissyliun eventualmente para regular o intestino, e assim vou indo...1 alimento novo por semana e de olho na balança.

    ResponderExcluir
  9. Olá Josilane!!! Podexá que vou fazer um tópico só p kefir ok?

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. Que bom Renata Suely, fico feliz em ver vcs lendo e comentando nesta página!!!

      Excluir
  11. Olá, obrigada pelas dicas!! Comecei a dieta em 04/04 e perdi somente 2.500kg. Faço direitinho, mas não consigo uma perda como as pessoas relatam. Pode me ajudar om algumas dicas. Agradecida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Célia! Olha, a perda vai depender de muitos fatores! Sexo feminino perde menos, quanto maior for a idade menos perde, se tiver menos massa muscular ou for sedentária perderá menos, se tiver pouco peso para perder tb perderá menos. Mas o que mais vemos é o erro no cardápio. A pessoa que está começando geralmente acaba comendo algo que não deveria ou quantidades acima do permitido e aí acaba realmente perdendo menos. Passa o seu cardápio que vou poder opinar melhor!

      Excluir
  12. Valeu. Muito boa a explicação. O inicio é realmente complicado e nos sentimos perdidos em algumas situações.

    ResponderExcluir
  13. Valeu. Muito boa a explicação. O inicio é realmente complicado e nos sentimos perdidos em algumas situações.

    ResponderExcluir
  14. Existe algum consenso sobre os carboidratos da banana verde (em chips, feitos no ar quente), e seu uso na fase de indução? Obrigado.

    ResponderExcluir