Indução - Preciso realmente começar por ela?


Se vc é recém chegado a um grupo Atkins, deve ter se deparado com um festival de receitas aparentemente apetitosas que te animaram bastante! Ficou muito empolgado, mas por ser cauteloso e não querer fazer nada errado, resolveu perguntar se podia comer. Recebeu então o seu primeiro "NÃO PODE!".
Daí p frente, resolveu fazer a mesma pergunta em todas as receitas interessantes e recebeu vários: "NÃO PODE NA INDUÇÃO!", "SÓ DEPOIS DOS 14 DIAS", "NÃOOOOO!!!". Enfim, bateu a frustração, afinal, tudo que é gostoso só pode depois destes benditos 14 dias não é!! 
Ou seria uma espécie de trote para o calouro em Atkins? Os veteranos enchem a boca para dizer um "NÃO" tão grande, parece haver um certo "sadismo" nisto não?
FIQUE TRANQUILO, NÃO É NADA DISSO!!!
Acontece que a intenção é a proteção do novato, que chega desavisado, observa aquele montão de receitas lindas e acaba achando que pode comer o quanto quiser daquilo tudo. Por isso, seja grato a quem te deu o primeiro não! Parece absurdo mas foi para o seu bem!
Mas o ponto principal deste post é de que começar a dieta pela indução não é o único meio de fazer Atkins.
O livro mais atual relata que podemos iniciar a dieta por qualquer uma das fases: Indução, PPC , pré manutenção ou manutenção.
Mas ele também fala que a melhor forma de perder peso é iniciar pela indução (e vou além, para alguns, é a única forma, vai depender do metabolismo!!).
Isso significa que vc não estará errado se quiser iniciar a dieta comendo alimentos da PPC ou pré manutenção, como é o caso de algumas pessoas que querem consumir amendoim, morangos, batata doce, etc, logo no início da dieta.  Mas tenha em mente três coisas principais: 1)vc pode não perder nada adicionando tais alimentos, ou até mesmo ganhar peso; 2)vc ainda não deve conhecer a segunda fase a fundo, afim de poder saber a quantidade de cada alimento que pode adicionar sem prejuízos. Lembre-se de que são alimentos com mais carbos; 3) vc ainda não testou o limite de carbos que pode comer e continuar emagrecendo, pois isso vc fará lá na frente. Ou seja, no seu lugar, eu não correria tais riscos!!!
Sinceramente não aconselho vc a começar a dieta sem iniciar pela indução (a não ser em  casos especiais). 
Na indução vc tem a possibilidade de ficar com apetite totalmente controlado, coisa que na PPC, já varia muito. Eu por exemplo quando adiciono alimentos da PPC volto a ficar com fome. 
Todos os alimentos da PPC em diante só podem ser consumidos em quantidades rigorosamente controladas, pois eles têm cada vez mais carbos, amido, lactose, à medida que vc vai subindo a escadinha de hierarquia de carbos (vou fazer outro post para falar desta hierarquia). Então não é raro a pessoa depois de adicioná-los não saber controlar direito essas quantidades e acabar travando ou engordando. 
Fora isso existe a questão da compulsão. Algumas pessoas não conseguem por exemplo, comer apenas 1 punhado de amendoim, castanha do pará, morangos, etc! É começar a comer para disparar uma vontade louca de comer o "mundo"! É triste, mas é uma realidade!
Mas e os 14 dias, preciso fazer ou é lenda?
Dependendo de quanto vc ainda tem pra perder, seria bom que ficasse não apenas 14 dias, mas pelo menos até estar mais perto do peso desejado. O livro aconselha que só passe para PPC quando estiver com menos de 10kg do peso almejado. 
Mas isso é flexível, vc pode transitar de fases e voltar p indução quando sentir que travou, começar  a ter fome, etc. 
Lógico que tudo isso é muito teórico. O que vemos no mundo real é que as pessoas passam a maior parte do tempo na indução, alguns momentos na PPC, raros momentos na pré manutenção. Isso pq a pessoa que faz Atkins acostuma a ter o apetite controlado, aliás, esse é o maior "barato" desta dieta. E no avançar de fases, o leão da fome vai acordando, compulsões retornando, perda de peso ficando lenta, daí a pessoa fatalmente retorna para indução. 
Share on Google Plus

Sobre Nadja Soresine

Médica, 36 anos, carioca da gema, praticante da dieta Atkins, desejo ajudar o iniciante e desvendar os "mistérios" da dieta.
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário