Alimentos Essenciais x Alimentos Supérfluos


Olhou? Pois bem, se vc é recém chegado a um grupo Atkins/Low Carb HF deve ter se deparado com uma planilha como esta! A maior parte dos grupos juntam todos os alimentos permitidos na primeira fase em apenas 1 folha, pra facilitar a vida do iniciante. 
Daí vc saiu p comprar os alimentos. Comprou latas/caixinhas de cremes de leite, ovos, carnes, queijos, leite de côco, gelatinas. Desviou do corredor dos vegetais! "Eu hein! Imagina se vou comer isso!!". Conseguiu até achar algum destes farelos "estranhos", foi difícil mas achou! Enfim vai poder fazer suas receitinhas!!!
Até que uma criatura chega p vc e te fala p evitar creme de leite, queijos, leite de côco! Fala tb para comer os vegetais permitidos. Ainda fala para esquecer os farelos! Receitinhas então nem pensar! 
Daí vc pensa, "se está na planilha pq tenho q evitar?". Será que esta criatura "estraga prazer" está certa?
Lamento te dizer mas ela está!
Acontece que os alimentos foram agrupados todos juntos p ficar mais didático, mas se vc for consultar o livro vai perceber um enfoque maior em alguns alimentos, os que classifico como essenciais e outros sendo quase que "tolerados", os que chamo de supérfluos.
Basicamente os alimentos âncora da dieta Atkins são as carnes de quase todos os tipos de animais (observe a listagem), ovos, as gorduras, os vegetais permitidos, àgua e a suplementação (vitaminas recomendadas). Quando vc ouvir a expressão "basicão" certamente a pessoa estará se referindo a tais alimentos. Dificilmente uma pessoa comendo apenas estes alimentos não emagrecerá! 
Existe um outro grupo de alimentos, aos quais eu cito como "supérfluos". Sei que é uma expressão muito forte mas na minha visão é isso mesmo. São alimentos que não farão diferença se vc deixar de comprar. Na vdd são alimentos que caso vc ultrapasse certa quantidade, podem até atrapalhar a perda. São eles: queijos, creme de leite, qualquer tipo de farelo permitido na indução, receitinhas em geral, refrigerantes, etc. 
Não que vc não possa comer tais alimentos! Vc deve sim, variar o cardápio vez ou outra p não cair na rotina. Mas eles não devem ser a base do seu cardápio!
Vou um pouco mais além, na minha visão existe um grupo de alimentos intermediários, onde entram as gelatinas diet sem nenhum tipo de proibido, os chás sem proibidos, os adoçantes sem proibidos, o café com cafeína ou sem. São alimentos que apesar de não serem essenciais, são importantes pois ninguém é de ferro! Em algum momento vai bater a vontade de comer um docinho e estas são as melhores escolhas.
Atkins acima de tudo é uma mudança de vida, mas existem pessoas que aderiram parcialmente e usam os farelos  como usavam a farinha de trigo. Vão do café da manhã até o jantar comendo receitinhas cheias de farelos, creme de leite, etc. O resultado a maior parte das vezes é a frustração. "Poxa não perdi quase nada!!Só comi coisas da planilha!". 
Por diversas vezes já tive vontade de arrancar muitas coisas desta planilha, mas creio que após a leitura desde post isto não será mais necessário. Em caso de dúvidas perguntem ok? Beijocas!!!
Share on Google Plus

Sobre Nadja Soresine

Médica, 36 anos, carioca da gema, praticante da dieta Atkins, desejo ajudar o iniciante e desvendar os "mistérios" da dieta.
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário