Descomplicando os Rótulos


Vamos bater um papo sobre os rótulos dos alimentos brasileiros. Eles são o motivo de muitas perguntas feitas por iniciantes nos grupos de apoio a dieta, então vamos falar um pouco sobre eles.
Quando eu era iniciante, fiz diversas perguntas "ridículas" no falecido orkut, sobre diversos produtos. Perguntas do tipo: "Pode isso?", "Pode aquilo?". Lógico que riram de mim, fizeram chacota, enfim, levei na esportiva e sobrevivi rsss. Se isso ocorrer com você, não fique espantado nem desista da dieta, faz parte! O importante é continuar lendo tudo sobre o assunto e daqui há pouco estará dominando os principais temas.
Vamos ao que interessa: Ao se deparar com milhares de produtos na prateleira do mercado você fica caçando algum que possa comer numa boa sem sair da dieta não é? Todo mundo faz isso! 
Lógico que até você decorar o que não pode comer vai demorar  um pouco, mas vou te dar um roteiro que irá facilitar na hora da escolha. Tente seguir esta ordem, assim ficará mais fácil não cair nas armadilhas.
Primeira coisa que você faz (e talvez a única coisa que você faça) é olhar a quantidade de carboidratos do produto. Daí você vê que tem 5g de carbos, por exemplo. Daí conclui que tem pouco carbo e dá para consumir, coloca no carrinho e vai casa não é?
Pois é, mas isso não funciona na nossa dieta! É por pensar assim que muita gente pergunta se pode comer pudim diet de caixinha, leite condensado diet e por aí vai!
Mas o que você deve fazer então?
O pulo do gato é olhar os INGREDIENTES do produto! Geralmente é uma listagem como esta que coloquei abaixo, frequentemente discreta, então dá uma procurada com "carinho" até achar: 


Ingredientes:Amido; cacau em pó, sal, corante natural caramelo IV; espessante; carragena; edulcorantes artificiais; aspartame e acesulfame de potássio; aromatizante. Contém fenilalanina.
NÃO CONTÉM GLÚTEN. (embalagem de um pudim diet de uma marca qualquer)

Outro dia achei um produto em que a listagem dos ingredientes ficava em cima do local indicado para abrir! Ou seja, quem não leu antes de abrir não lerá mais!
Então se você encontrar algo proibido nos ingredientes, o produto não pode ser consumido. Este do exemplo que coloquei, tem logo de cara o AMIDO! Logo, já não poderá ser consumido por nós. 
Lógico que isso não é tão 8 ou 80 assim, embutidos por exemplo, como linguiças e presunto levam açúcar, maltodextrina e consumimos numa boa. No final do post você estará apto para tirar suas próprias conclusões.
Mas de qualquer forma, um alimento em que você encontre açúcar, amido, dextrose, maltodextrina, xarope de milho, xarope de glicose, farinha de trigo, frutose, leite, etc, já não seria, logo de cara, apropriado para o consumo dentro da nossa dieta.
Ok então! Uma vez que você já tenha dado aquela olhada básica e não tenha achado nada que te impeça de levar o produto, olhe agora a tabela nutricional. 
Geralmente as tabelas seguem o modelo abaixo, mas você pode encontrar tabelas em forma de listagem ou tabelas que discriminem o tipo de cada carboidrato, cada gordura, etc. Veja:

Uma coisa a frisar é que você não deve descontar as fibras dos embalagens brasileiras! Não teria como entrar neste assunto, sem dar uma breve explicação sobre carboidratos livres e como se chega a esta conta.
Os carboidratos livres são os carboidratos totais do produtos menos as fibras. E é o carboidrato livre que importa para gente e não o total, pois as fibras não terão impacto sobre a glicemia. Tentando simplificar mais ainda, imagine que você tenha apenas 20 reais no bolso e está acompanhada de três crianças e mais 1 adulto. Vocês vão passear e descobrem que o lugar  que escolheram para visitar possui entrada de 10,00 reais por pessoa, mas as crianças não pagam. 
Isso significa que, apesar de entrarem 5 pessoas, vocês só pagarão um total de  20 reais, pois só têm dois adultos, as crianças não vão pagar. Assim são os carbos totais, que são as 5 pessoas, e os carbos livres, que são os dois adultos pagantes, pois são os que darão o impacto no "bolso".
E  porque no Brasil eu não posso descontar as fibras das embalagens? Porque aqui no Brasil, a lei determina que a conta do que é  o carboidrato discriminado na embalagem seja o valor 100 - (gorduras+proteínas+fibras+cinzas+umidade). Ou seja, se você for fazer esta conta, vai chegar a conclusão de que as fibras já foram descontadas e o valor de carbos da embalagem já são os carboidratos livres.
Bem! Feito isso, nunca se esqueça de olhar na tabela nutricional, a porção a qual o fabricante se refere. Novamente, vamos voltar à tabela já postada acima:


Muita gente vem super feliz dizendo que encontrou um produto com nada proibido e poucos carbos. Quando vamos olhar a porção a qual ele se refere geralmente é uma colher de sopa ou uma colher de chá !!!(É o caso deste produto aí de cima). Aí eu te pergunto: qual o rendimento deste produto? Eu vou comer apenas aquela porção a qual ele se refere ou vou detonar o pacote/lata toda? Vamos ser realistas! 
Bem, você já olhou os ingredientes, foi na tabela nutricional, observou o valor de carboidratos, o valor da porção a qual o produto se refere, tudo beleza!
Mas tem só mais um detalhe que não posso deixar de comentar. O fabricante é autorizado a fazer arredondamento para baixo, ou seja, para ZERO caso o produto tenha menos de 0,5g de carbos na porção. Daí mais uma vez o cuidado em observar a porção a qual o produto se refere, pois de nada adianta dizer que tem 3,3g de carbos em 2 colheres de chá (produto acima) se eu preciso usar 20 colheres para fazer um receita "comível"!
Rótulos rendem postagens enormes, não falei dos polióis, de outras substâncias que podemos encontrar nos produtos, enfim, isso vai render um post mais para frente. Qq dúvida só gritar!







Share on Google Plus

Sobre Nadja Soresine

Médica, 36 anos, carioca da gema, praticante da dieta Atkins, desejo ajudar o iniciante e desvendar os "mistérios" da dieta.
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário