Perguntas Frequentes - Carnes e Ovos

Sei que pode até parecer uma coisa boba, mas quem está iniciando têm muitas dúvidas sobre as carnes que podem ser consumidas, quantidades de ovos, como estas carnes podem ser consumidas, enfim, vou tentar repetir aqui as perguntas mais variadas que já recebemos na Atkins Flex para que você não tenha mais dúvidas sobre este tema. 

1) Quais as carnes eu posso comer?
Prepare-se pois a lista é grande, olhe o quadro abaixo:


2) Posso comer carne moída? Pode ser frita? Pode ser com a gordura? Pode ser sem a gordura?
Dá para responder isso com apenas um SIM, mas vou explicar: você pode comer a carne da forma que você desejar! Frita, assada, grelhada, com ou sem a gordurinha. 
Embora exista uma recomendação no livro para evitar frituras por imersão, creio que sendo feito com banha, manteiga ou outra gordura ou óleo permitido, dentro de um contexto low carb não traga problemas. 
O livro também te dá possibilidade de retirar a pele das aves por exemplo, caso você não queira comer. 

3) Posso comer carnes à vontade?
Você pode comer até saciar, SEM ficar empanturrado, cheio, explodindo, entendeu? 
A recomendação do livro para que se conte proteínas é APENAS  se você estiver sem perder peso/medidas. Se você está perdendo peso, medidas, não está comendo até ficar estufado, não deve se preocupar com contagem de proteínas e gorduras.

4) E os ovos? Quais posso comer e quantos posso por dia? Podem ser fritos na banha? Preciso comer apenas as claras? Preciso contar carboidratos para ovos?
Você pode comer ovos de quaisquer tipo, da forma como quiser (frito, cozido, etc), olhe a lista abaixo:

Não há necessidade de retirar as gemas dos ovos. Sei que algumas pessoas não comem porque não gostam mesmo, então fica à seu critério. Em relação ao consumo e contagem de carbos dos ovos, eles têm cerca de 0,6g de carbos por unidade, o que é quase nada. Sinceramente não vejo necessidade alguma de contar carbos para ovos e principalmente de limitar consumo de ovos. Ou seja, coma até saciar, assim como as carnes. 

5) Quais a carnes NÃO posso comer? 
Tudo o que for empanado com farinha de rosca, de trigo, precisa estar fora da sua dieta. Outra coisa que deve ser evitada são os alimentos processados, aqueles que são "quase peixe", "quase carne", "quase frango", mas na verdade são uma mistura de várias coisas proibidas. O livro dá o exemplo do kani, mas existem milhares destas coisas nos mercados, leia sempre a embalagem para não cair na armadilha!

6) Todas as carnes NÃO têm carboidratos?
Alguns tipos de carnes têm sim alguma quantidade de carboidratos, como o fígado, mexilhões, ostras, miúdos em geral. Por isso, o livro orienta que não ultrapasse 100g ao dia. Eu sinceramente não acredito que se você comer uma quantidade maior, vá te atrapalhar, até porque não temos o hábito de comer estes tipos de carnes várias vezes ao dia, todos os dias.

7) E os embutidos? Posso comer salsicha, linguiça, presunto? Em qual quantidade?
O grande problema dos embutidos é porque levam alimentos proibidos na composição, como amido, açúcar, maltodextrina. Então se você parar para ler o rótulo de alguma salsicha por exemplo, ficará espantado com tudo o que ela leva. 
O livro te dá autorização para comer os embutidos, porém explica que eles aumentam a quantidade de carbos da sua contagem diária. Ou seja, eles têm carbos, vai precisar contabilizar e podem te atrapalhar na perda de peso caso exagere. Só estou falando isso porque algumas pessoas passam o dia inteiro comendo embutidos, tamanha praticidade que eles trazem ao nosso dia a dia. Mas não é a melhor escolha, ao meu ver!

8)Posso comer torresmo? Bacon? Pururuca? Em qual quantidade?
Sim, você pode comer até saciar. Só se certifique se realmente é pele de porco frita, pois todos nós conhecemos aquela imitação de pururuca vendidas em carroças de pipoca, mas que na verdade é uma espécie de biscoito.

Se tiverem outras dúvidas é só gritar!! Beijos





Share on Google Plus

Sobre Nadja Soresine

Médica, 36 anos, carioca da gema, praticante da dieta Atkins, desejo ajudar o iniciante e desvendar os "mistérios" da dieta.
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário