Perguntas Frequentes - Será que eu Jaquei?


Bem pessoal, resolvi fazer este post porque é um dos temas mais badalados nos grupos do facebook. 
A pessoa começa a indução de forma corretinha, respeitando os alimentos listados como permitidos e leva a dieta alguns dias numa boa. Lá pelas tantas, a pessoa acaba comendo algo fora da listagem e aí bate a dúvida: "Será que jaquei?", "Coloquei tudo a perder?", "Preciso começar do zero?". 
Resolvi neste post, mostrar as perguntas mais frequentes e comentar as respostas, assim não ficará repetitivo. Vamos lá:
1) "O que é jacar? Como poderia ocorrer?"
É comer algo proibido. Algumas pessoas consideram que comer algo permitido em fases mais avançadas estando na indução, também seria jacar! Eu já acho que se a pessoa pretende adotar o estilo de vida low carb, ela não estará jacando se resolver comer algum alimento de fases superiores a qual está. Lógico que isso não te dá direito a comer um sonho de padaria recheado de açúcar, isso não é permitido em nenhuma das fases!
O exemplo que vou dar é: Estou na indução e comi amendoim ou amêndoas porque não tinha nada à mão na hora que bateu a fome. O amendoim e as amêndoas podem ser consumidos no terceiro nível da dieta, então não acho que se trataria de uma jaca, e sim um avanço de fase. Lógico que todos nós sabemos as consequências de inserir repentinamente alimentos com um pouco mais de carboidratos. Principalmente em relação ao apetite, que costuma abrir de forma súbita. O conselho que te dou é: tente respeitar a fase em que você está porque os alimentos foram selecionados visando sua saciedade! Quanto mais alto o alimento se encontra na escala de carboidratos, mais impacto terá no seu apetite. E isso fará toda a diferença na sua dieta!

2) "Tenho uma cerimônia religiosa e tenho que comer algo proibido nela (pão e vinho da santa ceia, hóstia, etc). Tenho que parar de participar por conta da dieta?". "Tomo medicamento receitado pelo meu médico que tem açúcar/amido na composição. Devo parar de tomar?"."Qual será o impacto no emagrecimento?"
Você DEVE continuar participando normalmente das suas atividades. Jamais parar!
Nunca deixe de tomar nenhum medicamento por conta da dieta. A idéia da dieta não é essa, te proibir das suas atividades e piorar sua vida! Coisas assim não têm continuidade! O importante para emagrecer é adotar como estilo de vida!
Outra coisa que você deve ter em mente é que a quantidade de proibidos a qual você fará ingestão nestas situações não fará diferença no seu emagrecimento. Lógico que algumas medicações como corticóides, alguns antidepressivos e outras medicações podem fazer sim, diferença na perda de peso. Mas você teria dificuldade de qualquer jeito e em qualquer dieta, não só nas Low Carb HF. Então adote como estilo de vida e você vai notar que os resultados virão com o tempo. Seja perseverante!

3)" Tenho uma festa na empresa que trabalho e não sei como vou fazer para não jacar neste dia!". "Tenho um almoço na casa da minha sogra e não sei como dizer não para ela, afinal, ela quer me entupir de comidas com farinha e açúcar!"
Bem, ao meu ver é questão de saber dizer não. Se em tais situações você resolver comer algo proibido, na minha opinião você jacou sim! Você poderia evitar se quisesse. Mas cada um sabe como manejar sua vida, veja o que é melhor para você. 
Será que se você fosse um Diabético ou tivesse alguma intolerância a algum alimento oferecido, você comeria para agradar a todos? Ou as pessoas entenderiam o seu problema? Tudo é como nós nos posicionamos!

4) "Estava fazendo o almoço da família e coloquei algo proibido na boca, será que jaquei?". "Tomei um copo de refrigerante e só depois descobri que tinha açúcar!"
Continue sua dieta normalmente, aconteceu, vai fazer o que? Bola para frente!

5) "A comida oferecida no meu trabalho só tem proibidos, o que faço?" 
Levar marmita não é feio para ninguém. Procure na internet e verás que as celebridades levam marmita! Isso é somente uma questão de escolha!

6) "Meu marido chegou com pizza em casa e fez questão que eu comesse. O que faço?"
Tente conversar com seus entes queridos em relação a sua dieta. Peça para tentar não trazer guloseimas, afinal, você não é de ferro. Com o tempo, você verá que as pessoas trarão coisas que você pode comer, só para te agradar.
Hoje em dia quando vou na casa de minhã mãe almoçar, ela já faz tudo que eu possa comer. O bonitinho é que ela até já decorou a lista da indução praticamente hahahahhahaha, então ela até já sabe o que eu posso e o que eu não posso. Olha que fofo??? hehehhehehheheh

7) "Posso estar jacando mesmo comendo permitidos?". "Abusei do creme de leite, será que jaquei?". "Abusei dos queijos, será que jaquei?"
Eu sinceramente não considero isso como "jaca" pois comer um valor maior que 20g de carbos (sendo que tudo esteja dentro do que é permitido) não é nenhum "pecado mortal". O valor de 20g de carbos foi estabelecido na Dieta Atkins afim de que até um organismo com muita dificuldade de perder peso consiga entrar em cetose. Só que a dieta não precisa ser cetogênica para que haja perda de peso. Isso significa que você poderia perder peso com 30g, 40g, 50g ou até mais. E isso será uma situação muito individual, cada pessoa tem o seu nível máximo de carboidratos para continuar perdendo peso numa boa. Algumas pessoas têm este nível mais abaixo, outras mais acima, com o tempo você descobrirá o seu.
Inicialmente tente ficar neste valor para facilitar a sua vida, depois você mesmo notará o quanto pode comer sem parar de perder peso.

8)"E se mesmo assim acontecer, volto tudo novamente? Como devo me sentir?"
Se por acaso você deslizar, considere como um aprendizado! 
A dieta não é religião, não veja os acontecimentos como penitência. Aconteceu, sacode a poeira e recomeça!
Se por acaso você estiver fazendo indução estendida, já está comendo alguns alimentos permitidos PPC e deslizar, tente voltar a indução até seu apetite ficar totalmente controlado. 
Geralmente quando derrapamos o apetite volta absurdamente, então é necessário fazer pelo menos alguns dias de indução para ter o controle do apetite novamente em mãos. 

Quaisquer dúvidas deixem as perguntas ok? Beijos







Share on Google Plus

Sobre Nadja Soresine

Médica, 36 anos, carioca da gema, praticante da dieta Atkins, desejo ajudar o iniciante e desvendar os "mistérios" da dieta.
    DEIXE SEU COMENTÁRIO

1 comentários: