Perguntas Frequentes - Farelos x Indução


Já vou começar com uma palavra meio rude para você, mas já conheço seu pensamento: DESISTA!!!!
Desista de tentar achar algo parecido com a farinha de trigo! Infelizmente não há nada parecido com ela para confeccionar pães, bolos e outros. Tente entrar para o mundo low carb com a mente livre, com o objetivo de adquirir novos gostos. Se você ficar tentando substituir a farinha de trigo, certamente vai se frustrar, pois os farelos não são nada parecidos.
Mas e se, mesmo assim, você quiser arriscar?
Se estiver disposto a desbravar novos sabores, novas sensações, tudo bem! Vou tentar explicar para você da forma mais prática possível e, ao final, você poderá tentar tirar as suas próprias conclusões. Vamos lá!

1) Eu posso usar farelos na indução?
Sim, poder você pode! Agora não quer dizer que deva usar, se puder segurar, não use! Vou te explicar o porquê: alguns farelos foram citados pelo livro (linhaça e farelo de trigo) apenas para aumentar a quantidade de fibras consumidas na dieta. De certa forma, a indução é pobre em fibras (principalmente quando mal feita!) e aí o livro acaba por tolerar alguns farelos na tentativa de complementar a quantidade de fibras da dieta. Mas em nenhum momento, estes farelos são sugeridos para uso recreativo, ou seja, "receitinhas mirabolantes" um montão de vezes por dia (que é o que os usuários de farelos costumam fazer).

2) Quais os farelos seriam permitidos na primeira fase?
Do Trigo - Farelo ou fibra de trigo, Glúten de trigo ou glúten seco
Da Soja - Farelo ou fibra de soja, Proteína isolada da soja (PIS)
Da Linhaça - Farinha de linhaça marrom ou dourada, Semente de linhaça

3) Dentre os que eu NÃO posso usar na indução, quais eu não posso me esquecer /confundir?
Não poderá confundir os farelos do trigo permitidos com farinha de trigo integral e a farinha de glúten. Também não poderá confundir os farelos da soja citados acima, com a farinha de soja, a proteína texturizada da soja e o extrato de soja.  Todos estes NÃO PODERÃO SER CONSUMIDOS NA INDUÇÃO.  Infelizmente por puro desconhecimento dos vendedores, muitos tentam empurrar qualquer produto em cima do iniciante e aí você acaba comprando à toa. 

4) Quanto poderei usar de cada um?
Conforme já falei lá em cima, se puder, não use NENHUM!! Mas se mesmo assim quiser usar, tente não usar mais de duas colheres de farelo ao dia.  Preste atenção porque NÃO são duas colheres de cada e sim 2 colheres no TOTAL ok?

5) Alguns destes farelos tem a informação na tabela nutricional de ZERO carboidrato! Porque mesmo assim preciso controlar o uso deles?
São várias razões para você controlar o uso, vou citar algumas. 
a) Como já falei acima, você nem deveria estar usando;
b) A contagem de carbos igual a ZERO não se refere ao pacote inteiro, e sim a uma colher, duas (dê uma olhada na embalagem), tratando-se de arredondamento para baixo, na maior parte das vezes.
c) Não esqueça que nossa dieta é moderada em proteínas, ou seja, de certa forma, existe uma contagem de proteínas. Estes farelos têm proteínas, logo, você estaria aumentando sua contagem de proteínas com uma coisa inútil (melhor seria usar em um bife não?).
d) O processo de fabricação nem sempre é confiável, o que nos faz suspeitar dos valores de carbos dos rótulos. Quem poderá afirmar se realmente é zero ou baixo carbo? Complicadíssimo isso...

Bem, o próximo post será sobre os farelos das fases seguintes. QQ dúvida, só deixar escrito que respondo. Um abraço!




Share on Google Plus

Sobre Nadja Soresine

Médica, 36 anos, carioca da gema, praticante da dieta Atkins, desejo ajudar o iniciante e desvendar os "mistérios" da dieta.
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário