Como e quando pular de nível na Dieta Atkins

Hoje venho tentar dar uma explicação bem simples sobre a passagem de nível na dieta Atkins. Acredito que este seja um dos temas mais importantes na dieta pois certamente você não permanecerá o tempo inteiro na indução, que é a primeira fase.
Pra início de história, quando vc ainda era uma criança, certamente deve ter brincado com aquele joguinho de avançar casas, pular casas, etc? Vc começava na casa 1 e conforme andava para outras casas, desafios diferentes iam aparecendo. Daí em algum momento do jogo,  vc tinha a seguinte notícia: "Volte duas casas para trás!". Aquilo era horrível não é? Mas vc persistia, queria vencer o jogo!

Enfim, isso também acontece quando vc faz a dieta Atkins!
Vc já deve ter visto esta tabela rolando pelas comunidades. Ela foi tirada do livro, a última edição e ela fala sobre a inserção de alimentos conforme vc vai avançando os níveis da dieta.  Se vc ainda não tiver visto aproveite para dar uma olhada nos alimentos citados nela (nem todos os alimentos de cada nível foram citados aí, no livro tem mais, por isso é bom olhar diretamente no livro!). Observe que a INDUÇÃO  corresponde aos níveis 1 e 2, a PPC corresponde aos níveis 3 ao 7 e a Pré Manutenção corresponde aos níves de 8 a 10.

Vou então agora repetir as perguntas mais frequentes sobre este tema nos grupos de dieta, tentando respondê-las de forma mais simples possível ok?
1) Quanto tempo tenho que permanecer na indução?
Quanto tempo vc quiser ou precisar!
A indução que fazemos hoje em dia é muito completa, com muitos vegetais e alimentos novos permitidos. Há algum tempo atrás a indução era realmente bem restrita e muita gente não aguentava muito tempo, mas não é a realidade que vivemos hoje!
Mas é legal que vc avance de fase, até para conhecer seu nível crítico de carboidratos, aprender a dominar suas compulsões, etc. E aí vale a pena fazer isso quando vc tem entre 7 a 10kg para perder. Se tiver bem mais do que isso, é bom que permaneça na indução, já que nas outras fases vc vai perder cada vez menos peso.

2) Eu sou obrigado a que começar a dieta pela indução? 
Não! Vc pode iniciar por qualquer fase, porém convém que comece da indução por ela ser a fase em que vc perde mais peso!

2) Como saberei se posso avançar de nível?
Se vc continua perdendo peso ou/e medidas apesar de ter inserido alimentos novos, se vc está com a fome controlada, se está com a compulsão por alimentos controlada, então vc poderá avançar mais uma casa sim!
Agora, se apesar de perder peso, voltou a ter fome, voltou a ficar descontrolado perante os alimentos, melhor não avançar pelo menos por enquanto. Ou se tiver o apetite controlado mas travou, engordou, melhor permanecer onde está ou até recuar um pouco (vou explicar detalhadamente como fazer isso mais abaixo). Apesar do livro exemplificar a subida de nível de forma semanal, na prática, isso acaba não ocorrendo com maior parte das pessoas. A maior parte "trava" durante o processo, tendo que permanecer por muitas semanas num mesmo nível ou retornar pra indução por várias vezes, para acelerar a perda de peso.

3) Como fazer esta subida na prática?
Na prática é muito complicado ficar controlando porções de alimentos X ou Y, contabilizando carbos para cada porçãozinha! As coisas acabam ocorrendo mais na base do erro e acerto!
Então vamos dizer que vc estava na indução e resolveu adicionar o côco ralado como primeira experiência na PPC. Deu tudo certo e vc agora quer adicionar morangos e depois quer subir mais um nível adicionando iogurte integral sem açúcar. 
Vc deverá ter um mente algumas perguntas que vão te facilitar na decisão:
a) O alimento me travou? Não consegui perder mais nada depois que adicionei ele? Me engordou?
b) O alimento abriu meu apetite? Me descontrolou? Me deu compulsão? Me despertou a vontade de voltar a comer alimentos proibidos?
c) Estou satisfeito com minha perda de peso semanal/mensal?
d) Estou conseguindo levar numa boa os alimentos que estou comendo ou estou entediado, enjoado, querendo desistir por conta da restrição de alimentos?
e) Estou próximo ao peso almejado ou ainda tenho muito peso pra perder?
f) Estou sendo muito "afobado" ou estou indo em "passos de tartaruga"?

Depois de meditar em cima destas perguntas, vc vai então partir pra prática, avançando ou não de nível. Vou dar exemplos de cada situação e o conselho que tenho para cada uma delas abaixo:

Situação 1 - Vc está satisfeito com a indução, curte os alimentos permitidos nela, está perdendo peso/medidas, seu apetite está controlado e tem ainda um bocado de peso pra perder. Continue na indução!

Situação 2 - Vc está perdendo peso na indução, mas está enjoado dos alimentos e sente que não vai aguentar muito tempo. Vá para o nível 3 ,  acrescentando 5g de carbos no seu total diário de 20g.  Vá inserindo 1 alimento por vez, não coloque mais de 1 alimento novo no mesmo dia. Permaneça com este alimento por alguns dias antes de mudar p outros. Caso o alimento inserido não te faça bem ou atrapalhe sua perda de peso, vc poderá identificá-lo imediatamente.
Abaixo coloco a listagem dos alimentos permitidos no nível 3.  Olhando para a tabela agora vc vai acompanhar meu raciocínio: Vou utilizar as amêndoas como exemplo ok? 24 unidades vão dar em torno de 2,3 carbos livres. Se vc quer adicionar 5g de carbos, pode comer em torno de 50 amêndoas, aproximadamente. Faça isso com os outros alimentos desta tabela.



Situação 3 - Vc já inseriu um novo alimento, está comendo em torno de 25g de carbos livres diários, está conseguindo perder peso/medidas, mas deseja ir adiante. Acrescente mais 5g de carbos, adicionando outro alimento do nível 3 junto com o que vc já estava comendo. Se vc notar que continua perdendo peso/ medidas poderá seguir em frente aumentando para 35g diários ou permanecer com 30g. Se notar que não está perdendo mais nada ou engordou, retorne para 25g ou até volte para "casa anterior", a INDUÇÃO, até começar  a obter bons resultados novamente.

Situação 4 - Vc já inseriu um alimento novo, está comendo em torno de 25g de carbos livres, mas voltou a ter fome ou vontade de comer alimentos proibidos. Sua compulsão por alimentos retornou. Volte para casa anterior, a INDUÇÃO, até conseguir dominar seu apetite/compulsão.

Situação 5 - Vc já experimentou todos os alimentos da PPC e mesmo assim,  continua perdendo peso/medidas e tem seu apetite no controle. Além disso tem pouco peso a perder e deseja iniciar a pré manutenção. Avance iniciando pelo nível 8, acrescentando 10 g de carbos ao valor de carbos diário que vc já está comendo. Se continuar perdendo peso mesmo assim, pode avançar ainda mais. Se parar de perder peso, como acontece com a maior parte das pessoas, volte para a casa anterior, a PPC.  Se o apetite descontrolou totalmente volte para a INDUÇÃO até acalmar os "ânimos"!
Beijocas a todos e deixem as dúvidas que responderei!
Share on Google Plus

Sobre Nadja Soresine

Médica, 36 anos, carioca da gema, praticante da dieta Atkins, desejo ajudar o iniciante e desvendar os "mistérios" da dieta.
    DEIXE SEU COMENTÁRIO

8 comentários:

  1. Estou na indução há 10 dias e ainda sinto fome nos intervalos. Faço tudo a risca. O q pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aumente as proteínas. Inclua em todas refeições carne e saladas

      Excluir
  2. Simples, de fácil compreensão. Muito proveitoso. Parabéns. Gratidão

    ResponderExcluir
  3. Na ppc posso adcionar côco ralado fresco(natural)????

    ResponderExcluir
  4. Na ppc posso adcionar côco ralado fresco(natural)????

    ResponderExcluir
  5. BOA TARDE

    A PROTEINA DE SOJA ISOLADA PODE CONSUMIR NA PRIMEIRA FASE A VONTADE?

    ResponderExcluir