"Quanto de proteínas eu posso comer?"



Vemos essa pergunta quase todos os dias nos grupos de dieta Atkins. É uma pergunta super pertinente, afinal, quem é que quer errar por comer proteínas demais? Ou passar fome por comer proteínas de menos?
Pois bem, na última edição do nosso amado livro, foram publicadas duas tabelas de contagem de proteínas, uma para as mulheres e outra para homens. Estas tabelas levam em consideração o sexo (que já citei), peso e altura da pessoa. Vejam as tabelas acima e seja sincero, difícil entender tantos números não é?  Vou tentar te dar uma luz: Você já entendeu que as tabelas são dividas por sexo! ok!  Em ambas as tabelas, a primeira coluna é a altura da pessoa (à sua esquerda). A coluna do meio, é  faixa de proteínas ideal para ser consumida dentro de 1 dia de dieta por exemplo. Note que estou falando de FAIXA  de proteínas (quantidade de proteínas de cada alimento, somente as proteínas ok?).  Nos produtos com rótulo por exemplo, fica fácil de saber quantidade de proteínas do alimento. Vejam esse rótulo:
Fica bem fácil deduzir que este produto (peguei qualquer rótulo ok?) tem 1,5g de proteínas para cada 1/4 de colher de sopa. Ou seja, se eu tenho 1,65m de altura, sou mulher, "poderia" comer de 73 a 152 gramas de proteínas por dia. Se eu comer esse produto aí de cima, 1 colher de sopa por exemplo, já estaria usando 6g de proteínas da minha "cota" só nesta "brincadeira"!
Mas e os produtos sem rótulo: Ovos, carnes, etc? 
Exatamente porque minha dieta é baseada em produtos sem rótulo, comida de verdade, é que eu prefiro usar a terceira coluna da tabela de proteínas. Nesta terceira coluna você está levando em consideração o PESO total dos alimentos. Poxa muito mais fácil!!!
Ou seja, para uma mulher de 1,65m por exemplo, ela deveria ficar na faixa de 450g de ALIMENTOS PROTEICOS ao dia, ou seja, quase meio kg de comida (retirando os vegetais desta contagem ok?). Tem gente que pensa que isso é muito, eu não acho! Quando você vai em algum self service, só dois bifes grandes pesam em média 150g a 200g. Lógico que nesta situação, no teu prato vão ter vegetais que vão pesar, mas se seu prato deu meio kg, pode acreditar que pelo menos a metade deste peso vieram das proteínas. Quem for olhar no livro, vai ver outras dicas como contar pelo tamanho de um punho, enfim, ele faz várias comparações para facilitar. Eu particularmente acho meio "enrolado" esse método de comparar com tamanho de "coisas". Prefiro pelo peso mesmo!
De qualquer forma, esta tabela só entrou no livro para provar ao governo americano de que Atkins NÃO era uma dieta altíssima em proteínas. De fato, ela não entrou para limitar seu consumo e sim para te dar uma diretriz, para que você saiba se está muito aquém da faixa indicada. 
Outra serventia desta tabela é para quem está travado na perda de peso. Quando você trava, além de ter que revisar tudo o que você está comendo, precisa revisar quantidade de proteínas.  Tem pessoas que comem muito além disso e quando travam, precisam VOLTAR para a faixa para sair do "travamento". Ou seja, não se preocupe com essa tabela à princípio, coma proteínas e gorduras até saciar!. Só comece a usar a tabela se você parar de perder peso por um longo período de tempo. Somente neste caso ok?
Veja o que o livro diz:
Vejam os benefícios apontados pelo livro sobre o consumo de proteínas em todas as refeições:
Este tema é bem complicado! Qualquer dúvida, deixem a pergunta! Beijocas!
Share on Google Plus

Sobre Nadja Soresine

Médica, 36 anos, carioca da gema, praticante da dieta Atkins, desejo ajudar o iniciante e desvendar os "mistérios" da dieta.
    DEIXE SEU COMENTÁRIO

5 comentários:

  1. Show Nadja Soresine ameiiiii mt bom mesmo... obrigada por compartilhar... parabéns... vc foi bem objetiva, prática... e super esclarecedora \o/ bjs

    ResponderExcluir
  2. O melhor é que seguir isso parece difícil, pela contagem em si, mas quando estamos adaptados à dieta vemos que isso nada mais deve ser do que um parâmetro para não nos excedermos, e que às vezes, fica até difícil comer tanta proteína assim, sem a fome característica da cetose...

    ResponderExcluir
  3. Exatamente Tha, já ocorreu de não me bater fome para nada e acabar comendo nem 300g de "comida" no dia.

    ResponderExcluir
  4. 01/04/2014
    Conversando com uma amiga sobre este post, resolvi acrescentar algumas coisinhas para ficar melhor explicado:
    1) Notem que a faixa de proteínas dada por esta tabela do livro é muito ampla. Me usando como exemplo novamente, com 1,65m eu poderia comer de 73 a 152g de proteínas puras. Lógico que vou me "colocar no meu lugar", sou sedentária, não sou nenhuma atleta, então não vou me dar ao luxo de ficar no limite superior desta faixa. Vou me contentar com a faixa inferior, ou melhor, vou preferir o método da pesagem dos alimentos, ao meu ver, sempre mais fácil.
    2) Ela comentou comigo sobre a quantidade de proteínas para pessoas que treinam muito pesado, cerca de 2,3g por kg de peso. O livro cita que nós, obesos, devemos ficar em 0,72g por kg de peso.
    3) Outra coisa bem colocada por ela é de que, os alimentos variam muito na composição das proteínas. Ou seja, tantos gramas de peito de frango tem x de proteínas. Eu sugiro que você que tem um pouco mais de experiência em low carb, use como base os dois parâmetros para perder peso, já que a faixa é ampla demais: exemplo: vou comer 450g de alimentos proteicos, mesmo que no final das contas, dê apenas 75g de proteínas (apesar de eu poder comer até 152g, entre aspas né?)
    Mas quero frisar novamente que essa questão da contagem de proteínas é apenas para você ter um parâmetro e não para limitar seu consumo (à princípio). O apetite deve continuar a ser seu guia. Se não estiver com fome, NÃO COMA!

    ResponderExcluir