Exercício Físico + Dieta = muitas mitocôndrias funcionais

O ganho de peso tem causas multifatoriais mas se esbarra num ponto comum na maioria das pessoas: a resistência a ação da insulina.

A resistência a insulina ocorre pela diminuição da afinidade dos receptores de membrana a ação deste hormônio em um ou vários tecidos do corpo... A resistência pode chegar um estado em que a glicose não consegue ser retirada da corrente sanguínea em tempo hábil, o que carateriza a diabete tipo 2, que é uma desordem metabólica proveniente principalmente por ação do comportamento e ação do ambiente sob os genes... Ou seja, má alimentação e inatividade física, mas também poluição ambiental. Nesse estágio o indivíduo já pode estar obeso, hipertenso, com dislipidemia, problemas neurológicos, problemas articulares, cansaço e dores musculares, com alto risco de doenças cardiovasculares, cânceres, além de outras condições associadas...

Muita gente pensa, e em certo grau pode ser verdade pra muitas pessoas, que é possível emagrecer sem a atividade física e sem o exercício físico. Como eu disse anteriormente, a causa do ganho de peso e até da resistência a insulina pode ser multifatorial, claro que o excesso de carboidratos é um dos pontos chaves na alimentação preconizada atualmente, mas o sedentarismo também é uma delas. Você pode emagrecer hoje sem exercício, mas o sedentarismo pode levar ao ganho de peso ao longo do tempo, isso se reflete em reganho de peso, ou resistência a perda de peso no meio do processo de emagrecimento.

A disfunção mitocondrial, que é quando as mitocôndrias (organelas responsáveis pela oxidação final dos substratos energéticos, principalmente da gordura) não funcionam adequadamente e/ou são incapazes de se multiplicar adequadamente, gerando um deficiência numérica e funcional das mesmas, é uma das causadoras dos muitos problemas advindos da ação de todos esses fatores que culminam com o ganho de peso (além de todos as outras desordens já citadas).


O exercício físico é um potente indutor da biogênese mitocondrial, isto é, estimula toda a cascata de reações que promove a produção das enzimas mitocondriais, inclusive de beta-oxidação (oxidação das gorduras, na forma de ácidos graxos)... Então o exercício regular é atuante em uma das causas do ganho de peso, que é onde devemos nos ater quando queremos tratar a obesidade e o excesso de peso, devemos nos ater NA CAUSA do problema... Logo, pode-se imaginar que o exercício é capaz de reduzir a resistência a insulina e isso é verdade como pode-se comprovar em muitos estudos científicos de relevância.

Isso tudo, além de promover a secreção de hormônios que são indutores da liberação da gordura no tecido adiposo (lipólise), mas lembremo-nos que a gordura deverá ser oxidada (queimada) nas mitocôndrias, então devemos ter muitas e funcionais.

Quando pensar que a perda de peso está sendo pequena, ou quando pensar que a perda de peso está resistente, analise todos os fatores geradores de gordura, e corrija todos... Agora não pense na dieta e no exercício apenas como produtor de perda de peso por estética, os dois devem ser fonte de saúde e qualidade de vida, junto com outros hábitos saudáveis.

Como eu sempre digo e REPITO, você pode engordar por vários motivos, não só o excesso de carboidrato, não só o sedentarismo, mas esses são os dois que devem estar em dia para conseguir que outros fatores sejam corrigidos também :)

Mais informações e dicas sobre exercício, saúde e qualidade de vida baseadas em ciência de qualidade, fiquem ligados aqui no Blog e também acessem e curtam minha fanpage no facebook:
https://www.facebook.com/wlyssespersonaltrainer

Uma excelente noite e um fim de semana perfeito a todos.
Se gostou da informação, compartilhe com todos :)
Share on Google Plus

Sobre Wlysses Vieira Fazolo

Médica, 36 anos, carioca da gema, praticante da dieta Atkins, desejo ajudar o iniciante e desvendar os "mistérios" da dieta.
    DEIXE SEU COMENTÁRIO

2 comentários: