O que devo saber para iniciar a dieta (10 passos)

Você acabou de conhecer a dieta Atkins, ficou interessado em poder comer tão bem e mesmo assim emagrecer.
Então entrou em algum grupo de apoio a dieta, fez algumas perguntas, viu algumas fotos de  pessoas que emagreceram com a dieta, leu alguma coisa sobre o assunto mas ainda não conseguiu entender quase nada!
Primeira coisa que preciso te dizer: fique tranquilo, isso é normal! Quase todos nós passamos por isso!
A dieta Atkins não é tão óbvia quanto parece,  então você terá certa dificuldade para entender certos conceitos. Certamente você aprendeu a vida inteira que precisaria contar calorias caso quisesse perder peso. Aprendeu que deveria se matar numa esteira de academia se quisesse ficar magro. E principalmente que deveria evitar comer gorduras à todo o custo.
Agora você terá que “formatar” a sua mente. Entrará em um novo sistema operacional. Preparado???
Passo 1
Este você já deu! Entrou em algum grupo de apoio, está lendo sobre o assunto, está determinado a mudar o seu peso.
 Passo 2
É o momento de pelo menos conhecer os alimentos que você pode comer. Lógico que você não vai decorar isso no primeiro momento. Para ajudar o iniciante, na maior parte dos grupos você encontra uma planilha, com todos os alimentos permitidos na primeira fase.  Arrume um jeito de tê-la sempre à mão, no celular, na porta da geladeira, escolha seu lugar favorito. Veja esta:


Passo 3 Hora de conhecer minimamente o que você NÃO pode comer. Talvez esta seja a hora em que você possa se aborrecer em algum grupo, pois certamente irá fazer alguma pergunta “boba” e poderá ser respondido com sarcasmo. Não esquenta!! Se você realmente quiser emagrecer isso não vai tirar o seu foco. Voltando ao tema, pelo menos algumas coisas proibidas você precisa ter em mente: AÇÚCAR, FARINHA DE TRIGO, AMIDO, XAROPE DE MILHO, etc!!Ufaaaaa!! Tá bom! decore só estes por enquanto! Com o tempo, você vai decorando outros.
 Passo 4
Agora você vai elaborar sua lista de compras. Na verdade ela já está elaborada, só pegar a planilha acima, olhar o que mais te agrada nela (respeitando os limites / quantidades escritos nela) e sair às compras.
 Passo 5
Agora você vai planejar suas refeições. Para isso vai levar em consideração a sua rotina de trabalho, casa, filhos, tudo! Deixe tudo pronto e acessível, pelo menos nos primeiros dias, quando você ainda está com o apetite não controlado e fica mais difícil resistir aos impulsos. Se precisar levar marmita faça!!! As mulheres "gostosonas" da TV levam marmita, vejam:
 

Passo 6
A pergunta que todo iniciante faz: “Existe um cardápio pronto para me passar?”. Olha, no livro até tem algumas sugestões de cardápios, mas como é um livro escrito por americanos, têm algumas opções de shakes, barrinhas e outros produtos Atkins que ainda não chegaram ao Brasil.
Aconselho você a não seguir cardápios pré fabricados. Cada pessoa tem seu gosto, seu metabolismo, então fica difícil seguir algo elaborado por outra pessoa. Pode ser que você fique enjoado dos alimentos e queira parar com a dieta porque está comendo o que o outro recomendou para você. Sente-se com calma, trace seu cardápio de acordo com seu gosto, obedecendo os alimentos permitidos e suas quantidades.
 Passo 7
Não pare sua vida por causa da dieta! Faça adaptações para que você consiga levar como estilo de vida. Não adianta se esconder dos amigos, deixar de ir às festas, deixar de ir ao almoço de família, etc.  Aprenda a dizer não! Sei que isso é muito difícil, mas com o tempo você vai aprender a ser firme sem magoar ninguém.
 Lógico que ocorrerão situações em que você não vai poder dizer não, seja sensato. Mas deixe que as pessoas te conheçam pelo seu novo método de se alimentar. Você vai ver que com o tempo, as pessoas vão começar a tentar te agradar, fazendo receitas que você possa comer, levando você a lugares que tenha algo que você possa provar, etc. Tudo é a forma de se impor, lógico, sem magoar ninguém!A minha mãe por exemplo, me chama para almoçar com ela e já fala: “Ohh!!Fiz gelatina diet de sobremesa e frango assado e salada para o almoço! Este dá para vc comer né?"
Ela não faz Atkins mas já sabe o meu ritmo rsss!
 Passo 8
Arrume um “padrinho” de dieta para você, alguém em quem você se inspire. Esse contato com uma pessoa que possa te acolher, te ensinar é muito importante inicialmente. Pelo menos até você aprender a caminhar com as próprias pernas!
 Passo 9
Leia todo o material disponível nos grupos pois são importantes para fortalecer o seu compromisso com a dieta.  Sei que é chato falar isso pois você já deve ter escutado isso nos grupos mas LEIA O LIVRO! A leitura do livro é fundamental para você ficar independente. Muita gente têm muita dificuldade com a leitura do livro,  acha cansativo, repetitivo, mas faça seu esforço. E quando não entender algo que leu, PERGUNTE!!!!
 Passo 10
Seja paciente e perseverante. Ainda  não inventaram uma máquina em que você entre gordo e saia magro!! Vai demorar, não vai ser instantâneo, vai precisar de esforço, mas vai valer a pena, ohhhh se vai!!!! 
Share on Google Plus

Sobre Nadja Soresine

Médica, 36 anos, carioca da gema, praticante da dieta Atkins, desejo ajudar o iniciante e desvendar os "mistérios" da dieta.
    DEIXE SEU COMENTÁRIO

1 comentários:

  1. parabéns pelo blog. Estou encontrando muitas informações úteis saqui, além de esclarecer as diversas dúvidas que tenho.

    ResponderExcluir