Acelerando o Metabolismo


Acelerando o Metabolismo ...

 Para entender como podemos acelerar o nosso metabolismo, primeiro precisamos entender o que é metabolismo.
“O metabolismo é o conjunto de transformações que os nutrientes e outras substâncias químicas sofrem no interior do nosso corpo, produzindo energia suficiente para mantê-lo funcionando. É influenciado por inúmeros fatores, tais como genética, idade, peso, altura, sexo, temperatura ambiente, dieta e prática de exercícios.”
Os alimentos que aceleram o metabolismo são também chamados de TERMOGÊNICOS, que quando ingeridos fazem com o que o nosso corpo aumente a temperatura interna corporal e assim o nosso metabolismo, conseqüentemente  queimamos mais calorias que nos ajudam a emagrecer.
A contagem de calorias não é o nosso foco, mas a queima de gordura estocada em nosso corpo sim.
Já que estamos fazendo Atkins, não nos custa inserir na nossa alimentação itens que nos são permitidos e que ajudam acelerar o nosso metabolismo e favorecer a nossa perda de peso.

E quais são esses alimentos ?
Água gelada, pimenta vermelha, gengibre , canela e  Ômega 3.


Água gelada:
 
 A água gelada acelera o nosso metabolismo porque o organismo gasta energia para elevar a temperatura da água de 5ºC para 37ºC, que é a temperatura corporal interna. Todos sabemos que quando estamos fazendo Atkins precisamos ingerir muita água, então da-lhe água gelada.




Pimenta caiena (pimenta vermelha):

 
Acelera o metabolismo em 20%, porque aumenta a circulação  e a temperatura do corpo, além de melhorar a digestão. Tem a propriedade de retirar gorduras das artérias. Podemos temperar nossas carnes, compor molhos , etc.



  Gengibre:
 


Existe uma substancia potente presente no gengibre, o Gingerol, que  é o responsável pela ação termogênica e aumento do gasto energético do organismo, favorecendo a queima de gordura. Ele consegue aumentar o metabolismo em 20%. Pode ser usado em forma de chá, para temperar carnes brancas ou para saborear a água. Mas com cuidado pois 100 grama de gengibre possui cerca de 17,77 g de carbos. Utilize com moderação.



Ômega 3:

 
Aumenta o metabolismo basal. Funciona como antiinflamatório, previne e trata doenças cardiovasculares. Fontes: óleo de prímula, óleos de peixes (como salmão e sardinha) e semente de linhaça. Indicadíssimo na Atkins, em forma de alimento e também em capsulas.


Canela


Além de atuar como termogênico, a evita a vontade de comer doces e ainda tem grande ação anti-fúngica, anti-bacteriana e anti-parasitária. Pode ser consumida na forma de chá, ou polvilhada em alimentos.
Vocês podem estar se perguntando, mas e o famoso Chá Verde?  Existem algumas contradições sobre o chá verde, se ele é ou não considerado termogênico.  Como ele já se tornou obrigatório em dietas, sabe-se que ele ajuda a manter o corpo queimando gorduras.   Vale fazer um chá verde com raspinhas de gengibre e tomar geladinho !!!
Então, e aí, vamos dar uma forcinha ao nosso metabolismo ?
Fotos retiradas da internet.
Fontes de pesquisa
Share on Google Plus

Sobre Unknown

Médica, 36 anos, carioca da gema, praticante da dieta Atkins, desejo ajudar o iniciante e desvendar os "mistérios" da dieta.
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário