O Ciclo Do Açúcar



Você já parou pra pensar por que os doces são irresistíveis?
Por que a simples visão de um bolo, ou um pudim faz com que nossa boca se encha d'água? O que acontece com nosso cérebro para fazer com que alimentos açucarados sejam tão irresistíveis?

 Açúcar é o que chamamos por carboidratos. Ao consumirmos carboidratos, eles se transformarão em açúcar no nosso organismo após a digestão. Não bastasse o açúcar encontrado nos doces e sobremesas,a indústria alimentícia se encarrega de acrescentar açúcares em toda sorte de alimentos, por que fazendo isso, entenderá sua sobre-vida nas prateleiras. Basta checar os rótulos e constatar que são acrescentados açúcares, dextrose, amido, maltodextrina e outros na maioria dos produtos industrializados. Até no bacon nosso de cada dia você encontrará açúcar como estabilizaste.

 E nos produtos light/diet? Como funciona? Ao se retirar a gordura dos alimentos, é obrigatória a inclusão de açúcares como maltodextrina ou dextrose e outros, para que o alimento tenha sabor. Ou seja, ao se retirar algo que não altera a insulina - gordura - é necessário acrescentar algo que dará sabor, apesar de elevar a insulina, e gerar gordura? Mas, não era produto indicado para emagrecer? Era pra ser, né. A gordura não eleva a insulina, que não gerará gordura, mas o carboidrato ao ser consumido, se converterá em açúcar, que elevará a insulina, e fará com que a gordura seja estocada! Inacreditável, não?

 Mas como esse consumo de açúcar afeta nossos corpos? Ao comermos algo doce, um receptor em nossa língua é acionado, e enviará um sinal para nosso cérebro, e este entenderá qual macronutriente está entrando no corpo. Quando o cérebro entendeu que é açúcar, pois a língua comunicou à ele, o sistema cerebral de recompensas é acionado. Este sistema de recompensas é liderado pela dopamina, que é o hormônio regulador do prazer. Sabe aquela sensação de se sentar na frente de uma caixa de bombons e comer até acabar? Quem faz isso é a dopamina, que nos incentiva a comer mais um, como uma forma de recompensa. Drogas, álcool e nicotina mexem na mesma área do cérebro, sabia? Esse envio descontrolado de dopamina em seu organismo ditará as ordens: "-Consuma mais! Coma! Não pare! Isso é bom! Só mais um..." Então as pessoas buscarão por mais e mais, descontroladamente. Algumas pessoas são mais suscetíveis, e não conseguem resistir, e obedecem cegamente. Caso você tente demovê - las de consumir tanto açúcar, ficarão irritadas, exatamente como um usuário de drogas, ao ser confrontado sobre a mesma.

 Os alimentos saudáveis não elevam a insulina, portanto não devem ser restritos. Mas os alimentos açucarados elevam. Então, cada vez que você consumir alimentos açucarados, fará com que o nível da dopamina se eleve também, e você comerá não por fome, mas para se sentir feliz e recompensado, e este ciclo é similar ao da droga no nosso organismo.

 Lembre-se: O carboidrato é um açúcar, mesmo se não for doce, e se comportará como um açúcar em seu organismo, ou seja, uma fatia de pão é igual a açúcar para o seu organismo, pois ele não distingue alimentos, e sim macronutrientes. Precisamos mudar nossa maneira de agir. Comer menos das mesmas coisas não é viável para um estilo de vida, pois a fome fará com que a dieta fracasse. Comer alimentos de verdade, é não processados, trará saciedade e nutrientes para nosso organismo e não causará aumento de insulina, gerando estoque de gordura em seu organismo.


Que tal repensar sua alimentação e quebrar o ciclo viciante do açúcar em seu organismo hoje mesmo?
Share on Google Plus

Sobre Unknown

Médica, 36 anos, carioca da gema, praticante da dieta Atkins, desejo ajudar o iniciante e desvendar os "mistérios" da dieta.
    DEIXE SEU COMENTÁRIO

13 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom que gostou. Muitas vezes não conhecemos os perigos ocultos dos alimentos. O açúcar é o maior vilão de todos os tempos, e que já posou de bom moço. Presente em todas as festas de nossos filhos, deixando - os viciados desde pequenos...

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Como Ativar a dopamina, ter a mesma sensação de bem estar e felicidade, sem açúcar? Gratidão

    ResponderExcluir